window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Caçadores de Furacões decidem ter um segundo jatinho executivo G550 em sua frota de pesquisa

A istração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) irá adquirir um segundo jato Gulfstream G550, configurado como um “Caçador de Furacões”, sob um contrato de $106 milhões com a fabricante de jatos executivos sediada em Savannah.

O jato, que deverá ser recebido em 2028, será “especialmente configurado para apoiar a previsão de furacões e tempestades tropicais, pesquisa atmosférica e outras missões da NOAA”, informa a NOAA. A agência encomendou um G550 inicial em 2019, espera recebê-lo na primavera de 2025 e usar para substituir seu único Gulfstream IV-SP.

O segundo G550 será uma adição à frota de “Caçadores de Furacões” da NOAA, que também inclui dois turboélices de quatro motores Lockheed WP-3D Orion. A NOAA opera ainda quatro DHC-6-300 De Havilland Canada e três Beechcraft King Air 350.

“Dados coletados pelos G550 irão complementar os dados críticos de baixa altitude coletados pela dupla de aeronaves turboélice de quatro motores Lockheed WP-3D Orion da NOAA, que voam diretamente para as tempestades”, informou a NOAA. “Quando os dados da aeronave estão disponíveis, as previsões de trajetória e intensidade de furacões são significativamente melhoradas.”

Os G550 levarão equipamentos especializados, incluindo um “radar Doppler montado na cauda”, adiciona a agência. Ela não respondeu imediatamente a um pedido de mais informações.

Os “Caçadores de Furacões” da NOAA têm base em seu centro de operações de aeronaves no Aeroporto Internacional Lakeland Linder, na Flórida.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias