window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Caças F-15 se despedem do Brasil fazendo decolagem ao estilo Top Gun

A despedida da delegação americana no maior exercício aéreo da América Latina foi marcada por uma cena, literalmente, de filme.

Os caças F-15C Eagle I da Guarda Aérea Nacional da Lousiana foram embora nesta manhã de sexta-feira, 15 de novembro, da Base Aérea de Natal, concluindo sua primeira participação na CRUZEX da aeronave de caça imbatível (até hoje) no combate aéreo.

No entanto, a saída dos caças foi marcada por uma manobra conhecida como decolagem americana, onde após sair do chão, o piloto mantém a aeronave próxima da pista, para então fazer uma rápida subida no final dela.

A manobra, apesar de não ser nenhuma novidade, pode ser perigosa se for executada por aeronaves de menor performance (o que não é o caso do F-15), e isso já causou acidentes, inclusive no Brasil. Este tipo de decolagem ficou popularmente conhecido no último filme do Top Gun, estrelado por Tom Cruise:

No filme, Cruise decola com o Lockheed Martin Darkstar de uma base aérea e faz uma agem extremamente baixa, irritando um superior. Esta cena foi copiada de uma manobra feita pelo time de demonstração aérea da Marinha e dos Fuzileiros Navais americanos, os Blue Angels, na Estação Aeronaval de El Centro, na Califórnia, no início de 2019, durante o treinamento pré-temporada da equipe:

O Diretor de Top Gun Maverick, Joseph Kosinski, ficou impressionado com a manobra e decidiu copiá-la. E para isso chamou os próprios pilotos dos Blue Angels para repetirem a manobra, que foi gravada com equipamento de cinema e teve o caça Boeing F/A-18E Super Hornet substituído pelo Darkstar na edição final:

O resultado ficou melhor do que o esperado e a cena viralizou assim que foi divulgada no trailer do filme. E os pilotos da Louisiana decidiram agora fazer o mesmo em Natal, numa despedida em alto estilo:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias