
Um ataque aéreo realizado nesta tarde na Síria foi conduzido por caças isralenses F-35i, de fabricação americana. O alvo foi a casa do embaixador iraniano na Síria, na capital Damasco, anexa à Embaixada da República Islâmica do Irã.
O principal objetivo do ataque foi matar Mohammad-Reza Zahedi, um dos principais Comandantes da Força Quds, um das divisões da Guarda Revolucionária Iraniana, responsável por ações de inteligência, uso de tropas em missões secretas no exterior e ações contra grupos inimigos do governo iraniano, incluindo Israel.
Esta força é considerada uma grande organização terrorista por vários países do ocidente, e inclusive foi o ponto para que o Boeing 747 da venezuelana Emtrasur ficasse apreendido na Argentina, já que o Jumbo anteriormente voava pela Mahan Air, do Irã, transportando exatamente o pessoal da Força Quds.
O ataque foi feito por dois caças F-35I, a versão modificada em Israel do caça americano F-35A Lightning II fabricado pela Lockheed Martin.
O Irã afirma que foram usados 6 mísseis, mas pelas imagens que mostram um claro colapso da casa do embaixador com pouco dano colateral ao prédio da própria embaixada e nenhum dano em edifícios próximos, como o que abrigava a embaixada canadense, é mais provável que a IAF usou bombas de pequeno diâmetro, a GBU-39 SDB, fabricada pela Boeing.
Zahedi era o principal adido militar do Irã na Síria, e ajudava a coordenar tanto a presença de forças iranianas no país para combater separatistas sírios e a ISIS, assim como o envio de ajuda para grupos terroristas como o Hamas e o Hezzbolah. Ele tomou o lugar de Qasem Soleimani, que também foi morto em um ataque aéreo, mas 2020 e conduzido por um drone dos EUA usando um MQ-9 Reaper.
A Building between the Iranian and Canadian Embassy in the Syrian Capital of Damascus has been Targeted and Totally Destroyed this morning by an Israeli Airstrike, with the Building reported to possibly contain High-Ranking of the Islamic Revolutionary Guard Corps (IRGC). pic.twitter.com/wgUoFtz7HL
— OSINTdefender (@sentdefender) April 1, 2024
İsrail'in F-35 savaş uçaklarıyla hedef aldığı, Şam merkezi Mezze ilçesindeki İran Devrim Muhafızları karargahı yerle bir edilmiş. pic.twitter.com/VrccX9MRF3
— İbrahim Bozan (@ibrahimbozanTR) April 1, 2024