
Imagens publicadas neste sábado, 8 de outubro, pela Força Aérea Brasileira (FAB) mostram que vários vetores aéreos do Brasil voaram até o Chile, incluindo operação de abastecimento em voo.
A movimentação se deve a um grande exercício multinacional combinado, o “Salitre IV”, que ocorre em Antofagasta, no Chile, com participação das Forças Aéreas do país anfitrião, do Brasil, da Argentina, do Uruguai e dos Estados Unidos.
Em uma das publicações, a FAB mostra em vídeo seu novo vetor de transporte de longo alcance, o KC-30 (Airbus A330-200), chegando a Antofagasta, enquanto em outra, uma foto mostra que vários caças F-5M voaram junto ao Embraer KC-390 e foram reabastecidos em voo no trajeto entre Canoas, no Rio Grande do Sul, e o destino chileno.
#Salitre2022
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) October 8, 2022
A #FAB chegou hoje pela manhã em Antofogasta (Chile), para participar do exercício multinacional combinado Salitre IV.
O evento, envolvendo as Forças Aéreas do Chile, Brasil, Argentina, Uruguai e EUA, ocorre entre os dia 8 e 22 de outubro.#AsasQueProtegemOPaís pic.twitter.com/mqSYNdbkjq
#Salitre2022
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) October 8, 2022
REVO (Reabastecimento em Voo) entre o KC-390 e aeronaves F-5M, durante o percurso de Canoas/RS à Antofagasta (Chile), onde as aeronaves brasileiras participarão do Exercício Salitre IV.#AsasQueProtegemOPaís pic.twitter.com/q1MIsv1ftg
Segundo dados do FlightRadar24, o KC-30 partiu da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, pouco antes das 07h00 da manhã deste sábado, e chegou ao Chile por volta das 11h00.
Já o KC-390 visto na imagem da FAB é o registrado sob a matrícula FAB2857, que partiu da Base Aérea de Canoas pouco antes do meio-dia, chegando ao destino por por volta das 15h30.
Segundo a Força Aérea do Chile (FACH), o exercício multinacional é fundamental para aumentar as capacidades de interoperabilidade entre as forças aéreas e seus resultados contribuirão para o processo de melhoria contínua dos programas de treinamento de pessoal.