
Nesta quarta-feira (14), por volta das 12h30, dois caças do Escadron de Transformation (ETR) Rafale 3/4 Aquitaine, da Base Aérea 113 de Saint-Dizier (Haute-Marne) colidiram ao retornar de uma missão de reabastecimento na Alemanha.
Os dois aviões Dassault Rafale da Armée de l’Air caíram nas proximidades da comuna de Colombey-les-Belles (Meurthe-et-Moselle), na França. Até o momento, apenas um piloto foi resgatado ileso.
Recursos foram enviados ao local, incluindo a brigada de gendarmes da aeronáutica e os bombeiros da base aérea 133 de Nancy-Ochey, a fim de encontrar os outros dois membros da tripulação, como informa a Força Aérea sa, a Armée de l’Air.
Investigações de segurança e judiciais foram abertas para esclarecer as razões desse acidente. A missão principal do esquadrão de transformação Rafale é a formação de pilotos e navegadores das forças armadas sas para o principal caça do país, que chegou a participar da concorrência brasileira FX-2, da qual o sueco Gripen NG saiu vencedor.
Les deux avions se sont écrasés à proximité de la commune de Colombey-les-Belles (Meurthe-et-Moselle). Pour l’heure, un seul pilote a été récupéré indemne.
— Armée de l'Air et de l'Espace (@Armee_de_lair) August 14, 2024
ATUALIZAÇÃO: A Armée de l’Air encontrou o corpo dos dois outros pilotos desaparecidos e confirmou a identidade deles:
#InMemoriam Un Livre d'or en hommage au capitaine Sébastien Mabire et au lieutenant Matthis Laurens est ouvert jusqu'au 20 août 2024.
— Armée de l'Air et de l'Espace (@Armee_de_lair) August 15, 2024
Si vous souhaitez rendre hommage à nos aviateurs ⬇️
[email protected] pic.twitter.com/7Rl02dkImQ