window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Cadetes do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso recebem treinamento em operações aéreas no Ciopaer-MT

Imagem: Governo de Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Groso (Sesp-MT) realizou na semana ada dois treinamentos voltados à tecnologia e aviação, destinados aos alunos do 1º Curso de Formação de Oficiais (CFO) do Corpo de Bombeiros.

Na última quinta-feira (9), o Centro de Integração Operacional (Ciosp) apresentou aos 19 cadetes os sistemas utilizados em ocorrências do Corpo de Bombeiros. Entre os temas abordados, estavam o funcionamento do setor de Inteligência da Sesp no combate a incêndios florestais e o sistema de videomonitoramento do programa Vigia Mais MT — que inclui tecnologias de detecção de movimentos, reconhecimento facial e acompanhamento em tempo real, implantadas em diversos municípios do estado.

De acordo com o assessor técnico do Ciosp, Leandro Alves, a experiência oferecida durante a visita é essencial para que os futuros profissionais da segurança pública tenham contato com ferramentas tecnológicas e estejam preparados para enfrentar situações de risco.

A inovação que temos é o Vigia Mais MT, um grande investimento do Governo de Mato Grosso, que tem gerado resultados positivos. Também discutimos os projetos futuros do Ciosp, como a expansão da rede de rádio digital para áreas ainda não cobertas e o uso de câmeras para detecção de fumaça, entre outras iniciativas voltadas à proteção ambiental”, destacou.

Já na terça-feira (07/01) e quarta-feira (08/01), os alunos conheceram a estrutura do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e participaram de um treinamento sobre Operações Aéreas. Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros e instrutor da disciplina, Lucas Moraes Callegário, a atividade proporcionou conhecimentos para a atuação dos futuros oficiais em diferentes cenários.

Os instrutores do Ciopaer apresentaram aos cadetes o serviço operacional da unidade, incluindo as atividades do Grupo de Aviação do Bombeiro Militar (GAV-BM) e seu modo de operação. Foram abordados conceitos básicos de uma zona de pouso eventual, técnicas de embarque e desembarque, além de um voo de reconhecimento, que permitiu aos alunos se familiarizarem com a aeronave de asa rotativa”, explicou o capitão.

Informações do Governo de Mato Grosso

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias