Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.
A notícia de que grandes partes importantes do Boeing desaparecido foram encontradas foi divulgada pelas autoridades indonésias à mídia de todo o mundo. O tuite abaixo mostra uma parte do que foi recuperado no mar.
KRI Cucut Evakuasi Turbin Pesawat
— BASARNAS (@SAR_NASIONAL) January 10, 2021
KRI Cucut merapat ke Posko Terpadu JICT, Minggu (10/1/2021) tepat pukul 22.10 WIB. Kapal dengan Komandan Mayor Laut Orri Ronsumbre tersebut mengevakuasi bagian turbin pesawat dari LKP. pic.twitter.com/wsFiR7zosd
As caixas pretas, que contêm diversos dados do voo, incluindo gravações de dados e de áudio, foram encontradas, além de instrumentos da cabine, o rádio altímetro e parte do GPWS, que alerta a proximidade do jato com o solo. Segundo o jornal local DetikNews, também é possível ver nas fotos divulgadas as partes do compressor de um dos motores CFM-56 do Boeing 737-500.
O jato 737-500 da empresa Sriwijaya Air, da Indonésia, sumiu dos radares ontem (9), após decolar de Jacarta, capital do país. A teoria mais provável até agora é que a aeronave caiu no mar, bem próximo da Ilha.
“Também existe uma parte da aeronave que pôde ser identificada, a que fica na parte de baixo da cauda, mas não conseguimos determinar se é do lado direito ou esquerdo”, afirma Nurcahyo Utomo, chefe da investigação, provavelmente se referindo a um dos estabilizadores traseiros do Boeing.
Dados estão sendo coletados também com o órgão responsável pelo controle aéreo, tentando estabelecer uma trajetória mais exata do avião antes de sumir dos radares. A caixa preta, apesar de ter sido encontrada, não teve foto divulgada e tampouco foi aberta para a análise, já que é um processo que costuma levar alguns dias.