window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Campinas-SP volta a receber inesperado pouso de um Airbus A350-1000, devido a um desvio de voo

Cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: canal Viracopos FullHD

Pela 3ª vez somente neste início de 2025, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), voltou a receber um voo com Airbus A350 desviado de Guarulhos, e mais uma vez, o equipamento foi do maior modelo da família, o A350-1000.

Os vídeos a seguir, do canal “Viracopos FullHD” e do fotógrafo Tiago Ribeiro, mostram o momento da chegada do jato ao terminal aeroportuário campineiro:

No dia 29 de janeiro, um A350-1000 da inglesa British Airways já havia desviado para Campinas quando condições meteorológicas adversas impediram o pouso no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ).

Depois, na terça-feira da semana ada, dia 18 de fevereiro, foi a vez do “irmão” menor, o A350-900, pousar em Viracopos, quando um voo da turca Turkish Airlines também não pôde ser completado, devido à meteorologia, no destino previsto, Guarulhos.

E agora, na data de ontem, 27 de fevereiro, o Airbus A350-1000 de matrícula A7-ANC, da companhia catari Qatar Airways, foi desviado para o Aeroporto Internacional de Campinas quando chegava a Guarulhos vindo de Doha, no Qatar, no voo QTR-773.

Após cerca de 14 horas e meia de voo até o Brasil, os pilotos mantiveram o jato realizando órbitas (trajetórias circulares de espera) por 30 minutos na região de São José dos Campos (SP), na expectativa de que as condições meteorológicas melhorassem em Guarulhos.

Como não houve melhora, a necessidade de gestão do combustível restante fez com que eles optassem pelo desvio para o Aeroporto de Viracopos.

Imagem: AirNav Radar
Imagem: Tiago Ribeiro

O pouso pela cabeceira 33 foi completado às 17h20 e, após reabastecimento, o A350-1000 partiu de Campinas às 19h22, para completar o voo 773 até Guarulhos, em um breve trajeto de 23 minutos. A chegada ao destino original ocorreu às 19h45, enquanto o horário padrão de chegada era o das 17h15.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.atualizarondonia.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias