O governo do Canadá anunciou a compra de mais aeronaves usadas A330 para serem transformados em aviões-tanque.

No ano ado, a Real Força Aérea do Canadá (RCAF) tinha anunciado que a Airbus ganhou a licitação para substituir os antigos jatos A310 (CC-150 Polaris) que serviam de transporte estratégico e reabastecimento em voo. O ganhador foi o A330, que foi batizado como CC-330 Husky.
O contrato com a Airbus incluía quatro novos jatos A330MRTT de fábrica, além da conversão de dois A330-200 civis usados para o padrão militar, igual a FAB fez com a Azul.
Um destes jatos usados, fabricado em 2015 para a Kuwait Airways e que deu baixa da empresa aérea durante a pandemia, já foi entregue para o Canadá e está voando como aeronave presidencial, mas em breve será convertido para poder fazer também missões militares.
O segundo avião, também ex-Kuwait, será entregue em breve para conversão. E ontem, a Ministra da Defesa, Anita Anand, anunciou a compra de mais três jatos usados A330-200, que serão convertidos para o padrão MRTT no futuro. A expectativa é que os aviões usados A330-200 já comecem a voar na RCAF esse ano, sendo convertidos para MRTT até 2027.
Adquirir aviões civis usados é mais barato e pode agilizar a entrega do jato, já que não depende de ter uma vaga na linha de produção da Airbus em Toulouse, que está mais ocupada com os novos A330neo e A350XWB, para depois ir para a conversão para versão militar em Getafe, enfrentando outra fila.
Today, we announced that Canada is procuring a fleet of nine Airbus aircraft to replace the Royal Canadian Air Force’s CC-150 Polaris fleet, which is nearing the end of its service life. The CC-330 will conduct air-to-air refuelling, transport, and aeromedical evacuation. pic.twitter.com/YMg4G8oPcq
— Anita Anand (@AnitaAnandMP) July 25, 2023
🆕 The Government of Canada 🇨🇦 has awarded Airbus Defence and Space with a contract for 4️⃣ newly-built #Airbus #A330MRTT & conversion of 5️⃣ used A330-200s in a quest to strengthen Canada’s continental defence capabilities. The current contract has an order value of approximately… pic.twitter.com/YBEaR7EICN
— Airbus Defence (@AirbusDefence) July 25, 2023