
Uma falha em equipamentos da istração Federal de Aviação (FAA) causou um grande transtorno no Aeroporto Internacional de Newark Liberty (EWR), nos Estados Unidos, nesta segunda-feira (28). a2o15
De acordo com informações das autoridades aeroportuárias e das companhias aéreas, todos os voos com origem e destino ao aeroporto vizinho à cidade Nova York foram suspensos temporariamente devido à perda de radar e comunicações em parte do espaço aéreo do nordeste americano.
O Aeroporto de Newark confirmou, por meio de suas redes sociais, que chegadas e partidas estavam atrasadas por conta da pane nos sistemas da FAA, orientando os ageiros a consultarem suas companhias aéreas sobre a situação de seus voos.
An update for our customers flying to and from Newark:
— United Airlines (@united) April 28, 2025
An FAA equipment malfunction caused a significant disruption at Newark Liberty Airport this afternoon, shutting down all flight operations. As the FAA fully restores its ability to manage air traffic control at Newark, we…
A United Airlines, principal operadora em Newark, também se manifestou informando que a falha provocou a paralisação total das operações de voo no aeroporto durante a tarde. A empresa alertou que são esperados cancelamentos e atrasos ao longo de todo o dia e anunciou a emissão de uma política de isenção de taxas para os ageiros afetados, permitindo o reagendamento dos voos sem cobrança de multa ou diferença tarifária.
Segundo relatos de controladores de tráfego aéreo, o problema afetou não apenas Newark, mas também operações de grandes centros de controle aéreo na região, com a média de atrasos chegou a ultraar 75 minutos.
The situation at Newark Liberty Airport is really serious.
— Turbine Traveller (@Turbinetraveler) April 28, 2025
Just listen to the background; several flights asking for their clearance nearly overwhelming the controller.
ATC says,"You hear your call sign,start the engine! everyone wait!". https://t.co/iRwQWlPpml pic.twitter.com/K382xyCjOD
As autoridades trabalham para restaurar integralmente o sistema, mas ainda não há previsão oficial para a normalização total das operações aéreas em Newark. O único voo do aeroporto para o Brasi, o UA149, que tem como destino o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, está previsto para sair hoje com um pequeno atraso de 30 minutos.