Início Aeroportos

Caos é criado no Aeroporto de Newark após falha geral de rádios e radares s5t73

Uma falha em equipamentos da istração Federal de Aviação (FAA) causou um grande transtorno no Aeroporto Internacional de Newark Liberty (EWR), nos Estados Unidos, nesta segunda-feira (28). a2o15

De acordo com informações das autoridades aeroportuárias e das companhias aéreas, todos os voos com origem e destino ao aeroporto vizinho à cidade Nova York foram suspensos temporariamente devido à perda de radar e comunicações em parte do espaço aéreo do nordeste americano.

O Aeroporto de Newark confirmou, por meio de suas redes sociais, que chegadas e partidas estavam atrasadas por conta da pane nos sistemas da FAA, orientando os ageiros a consultarem suas companhias aéreas sobre a situação de seus voos.

A United Airlines, principal operadora em Newark, também se manifestou informando que a falha provocou a paralisação total das operações de voo no aeroporto durante a tarde. A empresa alertou que são esperados cancelamentos e atrasos ao longo de todo o dia e anunciou a emissão de uma política de isenção de taxas para os ageiros afetados, permitindo o reagendamento dos voos sem cobrança de multa ou diferença tarifária.

Segundo relatos de controladores de tráfego aéreo, o problema afetou não apenas Newark, mas também operações de grandes centros de controle aéreo na região, com a média de atrasos chegou a ultraar 75 minutos.

As autoridades trabalham para restaurar integralmente o sistema, mas ainda não há previsão oficial para a normalização total das operações aéreas em Newark. O único voo do aeroporto para o Brasi, o UA149, que tem como destino o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, está previsto para sair hoje com um pequeno atraso de 30 minutos.