
A empresa holandesa PAL-V informa que a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) emitiu o status de ‘Nenhuma objeção técnica’ para o veículo FlyDrive (Carro Voador) que ela desenvolveu e está comercializando.
O Gerente de Certificação de Projetos Sênior da EASA para aeronaves de pouso e decolagem na vertical (VTOL), Volker Arnsmeier, reforçou a importância deste momento, afirmando: “Esta é a primeira vez que emitimos uma Nenhuma Objeção Técnica (NTO) para um veículo FlyDrive no setor de Mobilidade Aérea Inovadora — um grande o rumo à certificação do PAL-V Liberty.”
Segundo a PAL-V o veículo Liberty está em desenvolvimento desde 2008. Ele transita na estrada e pode ser rapidamente convertido em uma aeronave. Ao integrar viagens aéreas e rodoviárias em um único veículo, ele oferece mobilidade segura de porta a porta em longas distâncias.

A certificação para uso em estrada foi alcançada em 2020, e a Nenhuma Objeção Técnica é a aprovação da EASA do programa detalhado de demonstração de conformidade da PAL-V para finalizar a certificação de voo. Isso confirma que não há riscos conhecidos que impeçam a certificação completa do tipo.
Informações da PAL-V