
A cidade de Casablanca, no Marrocos, poderia se tornar um centro de conversão de cargueiros para o Boeing 777-300ER, em uma parceria da Kansas Modification Center (KMC), uma das várias organizações que estão desenvolvendo programas de conversão de carga para variantes do 777.
A KMC está colaborando com a Wichita State University e a empresa aeroespacial NIAR Werx, e estava visando a aprovação do certificado suplementar de tipo pela FAA dos EUA no início de 2025.
A empresa americana afirma ter iniciado uma nova colaboração com entidades que identifica como Stratos Industries e Integrated Aerospace Alliance, por meio da qual pretende aproveitar a “rápida expansão” da indústria de aviação marroquina, segundo relatou o FlightGlobal.
A parceria incluirá o desenvolvimento de uma instalação de produção de cargueiros 777 de ageiros para carga no aeroporto Mohammed V, em Casablanca e o acordo permitirá que a KMC aumente a produção anual em até oito aeronaves. O projeto do Marrocos permitirá que os três parceiros “atendam à crescente demanda global” por cargueiros 777-300ER, acrescenta.
A KMC indica que a Stratos está supervisionando a construção de três hangares, capazes de acomodar aeronaves de fuselagem larga, bem como uma instalação de pintura. A Integrated Aerospace Alliance, sediada no Texas, fornecerá serviços de engenharia, certificação e gerenciamento de programas.
A KMC diz estar “entusiasmada” com o potencial dessa t venture, acrescentando que ela “unirá” as capacidades dos três parceiros. Por ora, no entanto, toda a ideia ainda está no papel.