37395y

A Receita Federal do Brasil (RFB) informa que apreendeu, na tarde da terça-feira, 6 de maio, 70 canetas do medicamento Mounjaro que estavam ocultas junto ao corpo de dois ageiros no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, de Natal, em São Gonçalo do Amarante (RN).
O casal, com faixa etária estimada em 30 anos, chegou em um voo vindo de Portugal e não apresentou qualquer prescrição médica para a substância, cuja comercialização no Brasil ainda não é permitida.

O Mounjaro é um medicamento de uso controlado, indicado para tratamento de diabete tipo 2, e sua utilização requer obrigatoriamente receita médica. Além disso, deve ser mantido em condições controladas de temperatura.
As canetas estavam escondidas sob as roupas dos viajantes, o que configura tentativa de ocultação de mercadoria. As mercadorias foram retidas para verificação da regularidade e encaminhadas para os procedimentos legais cabíveis.
A Receita Federal alerta que a importação de medicamentos sem prescrição médica e sem a devida autorização da Anvisa configura infração sanitária e aduaneira, sujeita a penalidades istrativas e criminais.
Informações da Receita Federal
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nossos perfis no Instagram e no Facebook, e nosso canal no WhatsApp.