
O governo do Catar autorizou o uso de uma de suas aeronaves A319 VIP para que o líder da Síria, Ahmed al-Sharaa, voasse até Paris.
Após a queda do ditador e então presidente Bashar al-Assad, que fugiu para Moscou e está sob a proteção de Vladimir Putin, Ahmed assumiu interinamente a liderança da Síria e prometeu acabar com a guerra civil que assola o país há décadas.
O novo líder realizou, nesta semana, sua primeira visita à Europa desde a tomada do poder e foi recebido pelo presidente francês, Emmanuel Macron, no palácio oficial do governo em Paris. Na ocasião, foram discutidos o levantamento das sanções contra a Síria, o apoio humanitário e também a responsabilização por execuções sumárias ocorridas nos últimos anos no país árabe.
Como toda a frota de jatos presidenciais da Síria está fora de condições de voo, Ahmed al-Sharaa precisou solicitar ajuda a uma nação estrangeira. O governo catari, então, cedeu um ACJ319 — versão VIP de fábrica do jato comercial Airbus A319 (o mesmo modelo utilizado pela Presidência do Brasil) —, de matrícula A7-HHJ.
Essa aeronave já serviu ao governo do Catar, operando voos do Qatar Amiri Flight, mas depois foi transferida para a companhia estatal Qatar Airways, sendo atualmente operada por sua divisão de voos fretados e VIPs, a Qatar Executive. Segundo dados da plataforma ADS-B Exchange, o avião partiu de Doha, buscou Ahmed em Damasco e voou até Paris, retornando no mesmo dia.
#Breaking: #Qatar is behind the official visit of #Syrian terror chief, Ahmad Al-Sharaa (Al-Joulani) from #. A7-HHJ, an Airbus A319-133(CJ) of the #Qatari government was also used to airlift him from #Damascus to #Paris. This is the aircraft👇 pic.twitter.com/utH0jrCi5J
— Babak Taghvaee – The Crisis Watch (@BabakTaghvaee1) May 7, 2025