window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

CCR Aeroportos vai a salas de aula em Goiânia alertar alunos sobre o risco de pipas em torno de aeroportos

Imagem: Google Earth

Cerca de 500 estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) da Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros participaram, na manhã desta sexta-feira (4/4), de uma palestra educativa com a equipe de segurança operacional da CCR Aeroportos, empresa que istra o Aeroporto Internacional de Goiânia – Santa Genoveva, em Goiás.

Os técnicos visitaram as salas de aula para abordar temas relacionados à segurança aeroportuária. Durante a atividade, os alunos receberam kits com cartilhas educativas e quebra-cabeças. A iniciativa faz parte de uma campanha de conscientização sobre os riscos de soltar pipas nas proximidades do aeroporto — prática que pode representar perigo para a aviação.

Segundo Priscila Siqueira, coordenadora de Safety e Avifauna da CCR Aeroportos, tanto os estudantes quanto a comunidade podem contribuir para a segurança aeroportuária. “A palestra ajuda a entender a importância de manter o entorno do aeroporto limpo, evitando o descarte de lixo que pode atrair aves, além de conscientizar sobre os riscos do uso de balões, pipas e outros objetos que podem causar acidentes”, explicou.

Dados da empresa apontam que, somente em 2024, mais de 20 pipas foram encontradas dentro do aeroporto. Além das aves e das pipas, drones, raios laser e até animais domésticos também podem representar riscos para a operação aérea.

Durante a palestra, os estudantes também aprenderam sobre a importância do aeroporto para a cidade, a geração de empregos e as diversas funções que podem ser exercidas no setor aeroportuário.

Eu moro perto do aeroporto e achei muito importante o que aprendemos. Não podemos jogar lixo na região porque pode atrair animais, e as linhas das pipas podem atingir a asa do avião. Também aprendi que drones podem ser sugados pelo motor”, destacou Sâmia Kamily, 14 anos, estudante do 9º ano.

No período da tarde, a mesma palestra será ministrada para cerca de 350 estudantes da Educação Infantil (4 e 5 anos) e do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).

Informações da Prefeitura de Goiânia

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias