
Em cerimônia realizada na última segunda-feira, 5 de maio, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) celebrou os 190 anos de sua história de bravura e dedicação, reafirmando seu compromisso com a ordem pública e a segurança dos catarinenses.
A solenidade alusiva ao aniversário da instituição ocorreu no Estádio Sargento Osmar de Oliveira Chocolate, localizado na Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), em Florianópolis. Na ocasião, aconteceram as promoções de oficiais e praças, o ato de chegada da flâmula comemorativa, além da entrega de títulos, medalhas, condecorações e equipamentos. Nas demais unidades do estado, a solenidade foi realizada na terça-feira, 6 de maio.
Estiveram presentes na solenidade o governador do Estado, Jorginho Mello, o comandante-geral da PMSC, coronel Emerson Fernandes, do subcomandante-geral, coronel Jofrey Santos da Silva, do chefe de Estado-Maior-Geral da PMSC, coronel Jailson Aurélio Franzen, antigos comandantes-gerais da PMSC, entre eles, o coronel veterano Sidney Carlos Pacheco, entre outras autoridades civis e militares.
No ato inicial, o comandante-geral da PMSC recebeu a flâmula comemorativa dos 190 anos, que percorreu todas as regiões do estado. A trajetória teve início em Dionísio Cerqueira e, em sua agem pelas unidades, simbolizou o compromisso da corporação com a ordem pública, além de homenagear a coragem e a dedicação dos policiais militares catarinenses.
Durante a solenidade, os policiais militares e personalidades que contribuíram de forma significativa com a corporação foram condecorados com a Comenda Barriga Verde, Título Honorífico de Amigo da Polícia Militar, Medalha de Mérito Policial Militar “Coronel Lopes Vieira” e Medalha Cruz de Bravura – honraria concedida àqueles que, no cumprimento do dever, demonstram excepcional desprendimento, espírito de sacrifício, coragem e bravura, mesmo com risco da própria vida.
Atos de promoção
Na mesma solenidade, foram realizados os atos de promoção de oficiais e praças em todo o estado. Ao todo, 42 oficiais foram promovidos, incluindo seis ao posto de coronel – o mais alto da carreira militar – e 26 praças. Entre eles, um policial alcançou a graduação de subtenente, o último nível da carreira de praças.
Sete policiais militares foram promovidos por ato de bravura, reconhecidos por ações marcadas por coragem e audácia, nas quais colocaram suas próprias vidas em risco. Entre elas estão ocorrências de roubo, resgate de moradores em edifício em chamas e salvamento durante tentativa de suicídio.
Entrega de equipamentos
Na ocasião, foram entregues duas aeronaves remotamente pilotadas, modelo Nauru 500C, com ampla autonomia de voo. Os equipamentos foram adquiridos por meio de uma parceria com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e serão empregados pelo Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM).

O governador Jorginho Mello destacou a importância da corporação para a sociedade catarinense. “A Polícia Militar de Santa Catarina é o pilar que garante a ordem e a segurança da sociedade catarinense. Não é à toa que é considerada a melhor do país e continuará sendo. Parabéns à nossa valorosa corporação”, disse.
Já o comandante-geral da PMSC, coronel Emerson Fernandes, ressaltou a presença constante da corporação na vida dos catarinenses. “A Polícia Militar está presente em todos os acontecimentos, servindo como pilar da sociedade, não importa o que aconteça, estamos em todo o estado, sempre cumprindo nossa missão de servir e proteger. E ao chegarmos aos 190 anos da corporação, esse marco tão simbólico, que representa vida e confiança , seguimos firmes, olhando para o futuro”, finalizou.