
A Textron Aviation anunciou hoje uma nova solução de conectividade de internet de alta velocidade para os modelos Cessna Citation X e X+.
Nesta quinta-feira, 13 de março de 2025, foi emitido o Certificado Suplementar de Tipo (STC) pela istração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) para a conectividade Starlink de alta velocidade. O STC da AeroMech utiliza a constelação de satélites em órbita baixa da Terra (LEO) da Starlink, oferecendo uma conectividade mais confiável sobre terra, água e em áreas remotas, onde o Wi-Fi tradicional de voo pode não ter cobertura.
“Na Textron Aviation, sabemos que os clientes buscam soluções de conectividade que aprimorem sua experiência durante o voo e os ajudem a cumprir suas missões“, afirmou Brian Rohloff, vice-presidente sênior de e ao Cliente. “Oferecer a Starlink para o Cessna Citation X e X+ posiciona nossos clientes para experimentar uma tecnologia de ponta, proporcionando uma das melhores experiências de conectividade e aviação disponíveis atualmente.”
Os clientes podem agendar a instalação da antena da Starlink nos Centros de Serviço Textron Aviation, dona da Cessna, na América do Norte e em Centros de Serviço Internacional selecionados. O STC da AeroMech utiliza o sistema autônomo da Starlink, que consiste em uma antena, fonte de alimentação e roteador, e requer apeas a entrada de energia da aeronave.
Além do Cessna Citation X, o turboélice Beechcraft King Air (também da Textron Aviation), os jatinhos Gulfstream G650 e G650ER foram os únicos certificados na aviação executiva até o momento para a instalação da antena. Algumas companhias aéreas globais, como a Qatar Airways e a United Airlines, também já utilizam a internet da Starlink em seus aviões Boeing 777 e Embraer E175-E1.
No Brasil, até o momento, a ANAC ainda não autorizou nenhuma modificação para uso em aeronaves registradas no país, apesar de alguns pilotos já usarem antenas de maneira adaptada sobre o da aeronave:
Com Informações da Assessoria de Imprensa da Textron Aviation