
A CFM International enviou os primeiros motores LEAP-1A de produção equipados com seu novo sistema de sangria reversa (RBS) para a Airbus, com a entrada em serviço comercial esperada para meados do ano.
O novo hardware de configuração de produção também será instalado na frota existente por ambas as companhias aéreas e lojas de revisão. A CFM também introduzirá o RBS no motor LEAP-1B.
O motor LEAP-1A com o novo sistema RBS, que reduz o acúmulo de carbono nas bicos de combustível, foi certificado pela FAA e EASA em 2023.
Como resultado, a necessidade de substituição dos bicos de combustível em serviço e o trabalho de manutenção associado serão dramaticamente reduzidos. Uma vez que o sistema estiver totalmente implantado em toda a frota, a CFM antecipa que a substituição dos bicos de combustível geralmente ocorrerá apenas durante visitas de manutenção de restauração de desempenho. A disponibilidade do hardware, que pode ser instalado na asa, é esperada para o segundo trimestre deste ano.
Os motores CFM LEAP são utilizados no Airbus A319neo/A320neo/A321neo, e são a motorização exclusiva dos jatos Boeing 737 MAX e do chinês COMAC 919.
Pela Assessoria de Imprensa da CFM