
Durante missão oficial ao Brasil, uma delegação da República Checa, liderada por Radka Konderlová, diretora-geral da Seção de Cooperação Industrial do Ministério da Defesa, e pelo general de divisão Petr Čepelka, comandante da Força Aérea Checa, visitou as instalações da Embraer.
O grupo teve a oportunidade de acompanhar de perto a linha de montagem do cargueiro militar Embraer KC-390 Millennium, que será incorporado à frota da Força Aérea da República Checa (Vzdušné síly).
Durante a visita, os representantes checos puderam observar os avanços na fabricação de uma das duas aeronaves encomendadas pelo país. A presença do nome “Czech Air Force” na fuselagem de uma das unidades evidencia o estágio avançado da produção.
A visita reforça os laços estratégicos e industriais entre o Brasil e a República Checa no setor de defesa, e destaca o KC-390 Millennium como uma solução robusta e moderna para transporte militar, reconhecida internacionalmente por sua versatilidade, capacidade de carga e performance operacional. O país do leste europeu tem dois cargueiros encomendados, que devem ser entregues ainda este ano.
🇨🇿 Česká delegace vedená vrchní ředitelkou Sekce průmyslové spolupráce Radkou Konderlovou a velitelem Vzdušných sil @ArmadaCR genmjr. Petrem Čepelkou během své cesty v Brazílii 🇧🇷 navštívila také společnost @embraer.
— Ministerstvo obrany (@ObranaTweetuje) April 8, 2025
Delegace nahlédla do výrobních prostor transportních letounů… pic.twitter.com/hxAkd9EhBA
A Checa é um dos seis países da OTAN a adquirir a aeronave KC-390, junto da Eslováquia, Portugal (que já opera a aeronave), Hungria, Holanda e Suécia.