
O USS Gerald R. Ford, o maior porta-aviões do mundo, esteve realizando um exercício conjunto com a nave-capitânia Cnadolu, da Marinha Turca, no Mediterrâneo Oriental. Aproveitando-se da ocasião, o embaixador dos Estados Unidos, Jeffry Flake, convidou diversos oficiais turcos, entre eles Selçuk Bayraktar, presidente do Conselho de istração da Baykar, para conhecer o navio durante o exercício.
A equipe da Baykar, liderada por Selçuk Bayraktar e Mehmet Ali Güney, vice-gerente geral, decolou do aeroporto de Antalya com um avião de transporte C-2 e aterrissou no porta-aviões. Eles foram acompanhados pelo Comandante Aéreo Naval, o Contra-Almirante Mehmet Savaş Eser, o Brigadeiro-General do Comando de Treinamento Aéreo Hüseyin Sabri Akyol e oficiais dos comitês técnicos.
Durante sua estadia, Selçuk Bayraktar foi acompanhado pelo Contra-Almirante Erik J. Eslich, o comandante do navio, o Almirante Rick Burgess, e por outros oficiais dos Estados Unidos. Ali, ele realizou inspeções técnicas, examinou os pousos e decolagens de aviões de guerra e discutiu sobre a capacidade aérea do inventário da Marinha.
Bayraktar e a equipe da empresa Baykar estão trabalhando em parceria com o Exército dos Estados Unidos para o desenvolvimento do veículo aéreo não-tripulado armado Bayraktar TB3 (SİHA), que terá capacidade para pousar e decolar em navios que possuem pistas similares.
O exercício conjunto é parte da cooperação cada vez mais próxima entre Turquia e Estados Unidos no campo das Forças Armadas. Forças Aéreas de ambos os países também realizam voos conjuntos de treino.
Baykar Yönetim Kurulu Başkanı Selçuk Bayraktar, davet üzerine ABD Donanması’na ait dünyanın en büyük uçak gemisi USS Gerald R. Ford’ta teknik incelemelerde bulundu https://t.co/pwu2k2xfg6 pic.twitter.com/A0lz8wCcHj
— Anadolu Ajansı (@anadoluajansi) August 25, 2023