window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

CINDACTA I inicia a primeira fase do Projeto Informação de Voo (FIS) em Brasília

Imagem: DECEA

Na última segunda-feira (06/05), no Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), entrou em operação o Serviço de Informação de Voo (FIS), em 9 dos 23 setores da Região de Informação de Voo de Brasília (FIR-BS). O Projeto FIS-BS, contido no Programa SIRIUS, faz parte do Plano Global de Navegação Aérea da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), que visa à evolução harmonizada do Sistema ATM no mundo.

O objetivo é ampliar a estrutura e aumentar a ibilidade ao espaço aéreo brasileiro, sobretudo regras de voo visuais, em espaços aéreos não controlados, proporcionando avisos e informações úteis, tais como: operacionalidade dos aeródromos e dos auxílios à navegação, condições meteorológicas e informações que visem ao aumento da segurança operacional no espaço aéreo G (não controlado).

A implementação do FIS-BS é um importante o para a navegação aérea no Brasil, já que, em 2019, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) iniciou o planejamento para a prestação do serviço em todo o território nacional, tendo implantado, já em 2021, a FIS Recife”, afirma o comandante do CINDACTA I, Coronel Aviador Leonardo Machado Guimarães.

Anteriormente, o FIS-BS tinha o serviço prestado por Controladores de Tráfego Aéreo (BCT). Agora, o serviço será operado por militares da especialidade de Comunicações, reservando a atuação dos militares BCT ao espaço aéreo controlado.

Desta forma, a retomada da Prestação do FIS-BS reforça a posição do DECEA, na vanguarda da modernização dos componentes do Sistema ATM, ratificando seu compromisso em atender às recomendações da OACI, para melhoria da navegação aérea, mantendo o Brasil em destaque, no cenário da aviação civil global.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias