
O Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) concluiu com êxito, entre os dias 06 e 08/05, a auditoria de supervisão do seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), realizada pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), órgão do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). A auditoria foi conduzida com base nos requisitos da ABNT NBR ISO 9001:2015 e resultou na manutenção da certificação, sem o registro de não conformidades.
A ISO 9001 é uma norma internacional que certifica a excelência de um Sistema de Gestão da Qualidade de uma organização, servindo como um selo que atesta a adoção de boas práticas de gestão em nível internacional. A auditoria foi conduzida pelos auditores do IFI, Alessandro Claudino Pereira e Luciano Pereira de Souza, além do avaliador do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Sergio Paulo Packer.
A comitiva foi recebida pelo subcomandante do CINDACTA IV, Coronel Aviador Fernando Rocha Rodrigues, que representou o comandante da Unidade, Brigadeiro do Ar Jorge Mauricio Motta.
Na ocasião, o oficial destacou o compromisso institucional com os princípios da gestão da qualidade: “A auditoria de supervisão NBR ISO 9001:2015 realizada no CINDACTA IV é de suma importância para a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). O CINDACTA IV integra o sistema de gestão multisite do DECEA e, com os resultados da auditoria realizada, demonstrou que vem atendendo aos requisitos aplicáveis da norma, aumentando a satisfação dos clientes“, afirmou.
Ao final da auditoria, foi constatado que o SGQ do CINDACTA IV está em conformidade com os referidos requisitos, tendo sido registradas algumas oportunidades de melhoria e observações, para que a Regional e o DECEA avaliem a implementação no seu sistema de gestão.
O chefe da Seção de Qualidade do DECEA, Capitão Alexandre de Souza Gouvêa, reforçou o alinhamento entre os elos do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB): “Esse resultado evidencia o comprometimento contínuo do CINDACTA IV com a excelência na gestão pública, a segurança operacional e a melhoria constante dos serviços prestados à sociedade e ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro“, pontuou.
Leia mais: