
A cidade de Jandaia se prepara para receber uma das maiores concentrações de pilotos de parapente vindos de todas as partes do Brasil, que participarão da abertura da edição 2025 do Circuito Centro-Oeste de Parapente – CICO, que este ano chega à sua quarta edição. 3y4w4
O campeonato tem expectativa de reunir cerca de 150 pilotos e conta com o patrocínio do Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), e das prefeituras que recebem as três etapas do circuito: Jandaia, Jaraguá (de 30 de abril a 4 de maio) e Formosa (de 18 a 22 de junho).
O torneio também conta com apoio institucional da Confederação Brasileira de Voo Livre, da Federação Goiana de Voo Livre e da Federação Aeronáutica Internacional.
Além da realização simultânea dos dois torneios de parapente (regional e nacional), Jandaia ainda recebe uma série de atrações culturais e esportivas ao final de cada dia, à beira do lago da cidade, onde será montada uma praça de alimentação, com shows gratuitos e torneios de futebol e vôlei de praia.
“Vamos iniciar em Goiás um dos eventos mais expressivos de voo livre do país. E temos três rampas em pontos estratégicos do estado, que proporcionam a esses pilotos, que vêm de todo o Brasil, uma experiência de voo única. O Centro-Oeste do Brasil possui as melhores termais para essa prática”, destaca o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral.
Sobre o Circuito Centro-Oeste de Parapente 4y2215
O CICO chega à sua quarta edição como o torneio de parapente que ranqueia pilotos das regiões Centro-Oeste e Norte (Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins). Em edições anteriores, tem atraído pilotos de várias partes do Brasil e também de países como Chile, Alemanha, Polônia e Colômbia.
Conforme explica o organizador do CICO, Daniel Rodrigues Vasconcelos, a competição é semelhante a uma corrida no ar. Os pilotos precisam cumprir um roteiro pré-determinado de voo que envolve cidades vizinhas (Palmeiras de Goiás, São Luís dos Montes Belos, Cidade de Goiás), sendo contabilizado o tempo gasto durante o trajeto. Em linhas gerais, quem completar o circuito no menor tempo vence.
Sobre o Torneio Brasileiro de Pouso de Precisão 76s3v
Os pilotos que competem nessa modalidade precisam demonstrar precisão no pouso. Após decolarem da rampa de Jandaia, devem aterrissar em um ponto pré-determinado, o que exige muita técnica e domínio das correntes de ar. Esses pilotos pontuam para o ranking nacional da categoria.
“É muito significativo ver como Goiás tem avançado no voo livre. Temos as melhores condições para essa modalidade, e isso tem atraído cada vez mais atletas experientes. Goiás, inclusive, possui hoje 11 pilotos classificados para disputar etapas nacionais de voo livre. Nossa meta é aumentar ainda mais a representatividade goiana nos torneios nacionais. Por isso o CICO é tão relevante para a formação dos nossos atletas”, conclui o organizador.