window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Cluster Aeroespacial & Defesa Brasileiro começa a oferecer cursos gratuitos de capacitação em Aeronáutica

Imagem: Divulgação – Parque de Inovação Tecnológica

O Parque de Inovação Tecnológica (PIT) de São José dos Campos (SP) informa que a equipe do Cluster Aeroespacial & Defesa Brasileiro visitou mais de 50 empresas aeronáuticas em cidades como São José dos Campos, Campinas, Piracicaba, Taubaté, São Paulo, Jacareí e Sorocaba, com o objetivo de mapear necessidades e fortalecer o mercado interno.

Nessas visitas, foi identificada uma dor em comum: a escassez de mão de obra qualificada para o setor aeroespacial. Para enfrentar esse desafio, o Cluster Aero, fomentado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo pelo programa SP Produz, durante 2025 trará cursos de capacitação em três principais áreas: Familiarização Aeronáutica, Montagem Aeronáutica e Materiais Compósitos.

Os cursos serão realizados em São José dos Campos no Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza (CEPHAS), contarão com a parceria da Associação dos Pioneiros e Veterano da Embraer (APVE) e serão aplicados por professores parceiros e associados ao Cluster Aero com ampla experiência em atuar no setor.

O primeiro curso da jornada é o de Familiarização Aeronáutica, com 20 vagas e tendo como público-alvo pessoas desempregadas ou em período de experiência no setor, para oferecer a base de conhecimentos fundamentais sobre o ambiente aeronáutico e o funcionamento e processo produtivo de uma aeronave.

Com isso, o Cluster Aero busca melhorar a qualificação técnica, para garantir o conhecimento necessário devido à alta complexidade do setor.

O Cluster reúne mais de 150 empresas que integram grande parte da cadeia de suprimentos da Embraer, atuando nas verticais aeronáutica, espacial, defesa, drones e MRO, tendo como missão oferecer soluções integradas, inovadoras e sustentáveis para o mercado global, promovendo a competitividade e a geração de oportunidades para as empresas associadas.

Após o primeiro chamamento público já feito e com mais de 60 inscritos, a lista de aprovados pode ser conferida clicando aqui.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.atualizarondonia.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias