window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Cobrindo 23.172 km com 21 paradas, turboélice L410 cruza a África e participa de evento aeronáutico

LET L 410 NG – Imagem: Julian Herzog / CC BY 4.0, via Wikimedia Commons

A fabricante aeronáutica tcheca LET Aircraft Industries informou nesta semana que, em setembro, seu avião bimotor turboélice L 410 partiu de Kunovice, na República Tcheca, em uma jornada através do continente africano.

O objetivo da expedição Africa Tour foi abrir novos mercados para a aeronave, demonstrar suas capacidades em várias paradas de negócios e participar de uma das feiras de aviação mais significativas do mundo, a Africa Aerospace and Defense Expo (AAD) 2024, realizada perto de Joanesburgo, na África do Sul.

“A África representa um potencial significativo para as aeronaves L 410, particularmente devido à sua capacidade de operar em condições desafiadoras. Estamos confiantes de que nossos aviões podem contribuir substancialmente para o desenvolvimento da infraestrutura de aviação no continente”, disse Alena Medová, Presidente do Conselho da LET Aircraft Industries.

“Esta extensa jornada de marketing é uma oportunidade para mostrarmos em primeira mão aos nossos potenciais parceiros as vantagens que o L 410 oferece aos mercados africanos e para construirmos sobre nossa longa tradição no continente”, completou Alena.

Com o apoio de seu proprietário, OMNIPOL, a LET Aircraft Industries tem expandido com sucesso para novos mercados, aumentando sua presença global e fortalecendo sua posição em regiões com condições desafiadoras, como a África.

A Jornada Através da África

A expedição do L 410 durou de 9 de setembro de 2024 a 2 de outubro de 2024, quase um mês. Durante esta jornada exigente, o avião cobriu impressionantes 23.172 km, ou mais de 87 horas no ar e consumiu aproximadamente 26 toneladas de combustível.

A tripulação fez paradas em 21 destinos diferentes, incluindo Egito, Uganda, Ruanda, África do Sul, Madagascar, Seychelles, Etiópia e Grécia. Além das paradas técnicas obrigatórias, a aeronave foi apresentada pessoalmente a altos representantes de nações africanas e participou de um total de 8 reuniões de negócios e voos de demonstração.

Africa Aerospace and Defense Expo 2024

O ponto alto da expedição foi a participação na renomada Africa Aerospace and Defense Expo, que ocorreu de 18 a 22 de setembro de 2024, na Base Aérea de Waterkloof, perto de Joanesburgo. Este prestigioso evento, uma das mais importantes exposições de defesa e aviação do mundo, atraiu mais de 40.000 participantes de mais de 30 países e apresentou tecnologias de mais de 450 empresas das indústrias de defesa e aviação.

“Participar da AAD Expo é crucial para nós. Queremos mostrar que o L 410 não é apenas uma aeronave moderna e confiável, mas também uma solução ideal para as necessidades específicas dos clientes africanos”, disse Alena.

Durante a expedição Africa Tour, foram demonstrados os principais benefícios do L 410. Estes incluem confiabilidade, durabilidade, segurança, baixos custos operacionais e de manutenção, bem como a capacidade de decolar e pousar em pistas curtas e não pavimentadas (STOL – Short Take-Off and Landing), permitindo que opere em várias superfícies, como areia ou grama.

“O L 410 é projetado para lidar com condições desafiadoras, como pistas não pavimentadas ou altas temperaturas. Essas características o tornam um candidato ideal para regiões onde a infraestrutura é limitada”, explicou Alena, acrescentando que “atualmente, quase 150 aeronaves L 410 operam em cerca de 27 países africanos.”

O L 410 também se destaca na operação em altas altitudes e temperaturas extremas, variando de -50°C a +50°C. A versão da série NG, com um novo design de asa e tanque de combustível maior, oferece um alcance mais longo.

A aeronave é multiuso e pode atender clientes em várias configurações. Além da versão de ageiros para 19 ageiros, a LET Aircraft Industries também produz versões de carga, MPA, ambulância, médica e paraquedista. Sua modificação única para o transporte de pacientes com doenças altamente infecciosas é produzida por apenas três empresas de aviação em todo o mundo.

A LET conclui destacando que a expedição do L 410 através da África é mais do que apenas uma jornada para uma exposição importante – é uma demonstração de tecnologias e soluções que podem ajudar a conectar vastas regiões da África. Com capacidades excepcionais para pousar em superfícies não pavimentadas, um trem de pouso robusto e operação econômica confiável, o L 410 tem grande potencial na aviação africana.

Informações da LET Aircraft Industries

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.atualizarondonia.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias