
Um total de três aeronaves Aermacchi MB-339 ficaram danificadas na tarde desta segunda-feira, na Itália, durante uma demonstração aérea da Frecce Tricolori.
A conhecida “esquadrilha da fumaça italiana” realizava manobras nos céus de Pantelleria quando um dos aviões acabou tocando em outras duas aeronaves durante um voo de formação fechada. Com isso, a apresentação foi suspensa imediatamente e as aeronaves retornaram ao aeroporto.
Durante o pouso, o avião de número 8 perdeu o controle e saiu da pista, parando em uma vala próxima. Relatos iniciais indicam que o piloto dessa aeronave sofreu ferimentos leves nas pernas e foi encaminhado a um hospital da região.
Tragedia sfiorata sui cieli di Pantelleria,dove 2 aerei delle Frecce Tricolori sono entrati in collisione. La pattuglia acrobatica era impegnata in un'esercitazione,quando due velivoli si sono scontrati, fortunatamente senza precipitare al suolo. Ferito uno dei piloti. pic.twitter.com/Y0qirpsJLP
— Franco Scarsella (@FrancoScarsell2) May 6, 2025
Já os pilotos das outras duas aeronaves, de números 6 e 9, não se feriram na colisão e conseguiram pousar seus jatos em segurança. Este é o segundo caso recente na Europa envolvendo colisão em voo de esquadrilhas militares, já que no mês de março ado uma situação similar aconteceu com os ses da Patrouille de :