window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Com 2.149 horas voadas em 2024, Ciopaer do Ceará celebra o Dia da Aviação de Asas Rotativas

Imagem: Governo do Ceará

“Voar para proteger e salvar”. Esse é o lema da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), que trabalha há quase 30 anos. Nesta segunda-feira (03), data em que é celebrado o Dia da Aviação de Asas Rotativas, a SSPDS homenageou a celeridade e a eficácia dos pilotos da Ciopaer, que, aliados aos helicópteros, voam para proteger e salvar a população cearense.

Com velocidade e destreza, essas aeronaves garantem uma resposta rápida em situações de emergência. Entre resgates aeromédicos e missões humanitárias e policiais, os helicópteros da Coordenadoria foram acionados, somente em 2024, 1.721 vezes, contabilizando 2.149 horas voadas em prol do atendimento às demandas da população cearense.

Com o compromisso do Governo do Ceará de interiorizar as forças especializadas de segurança, a Coordenadoria conta, hoje, com cinco bases fixas instaladas em Juazeiro do Norte, Sobral, Quixadá, Crateús e Fortaleza. A Ciopaer dispõe de nove aeronaves: um EC130 B4 monoturbina, dois AS350B2 Esquilo monoturbina, três Airbus EC145, um Airbus EC135 e dois H135.

Atualmente, cerca de 190 profissionais de segurança pública compõem o efetivo da unidade aérea, entre pilotos, tripulantes operacionais, mecânicos e apoio em solo, além de médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

Imagem: Governo do Ceará

Trabalho Integrado

Entre as diversas missões realizadas pela Ciopaer no ano ado, destaca-se mais de 300 voos destinados a dar e às ações policiais com foco na preservação da ordem pública, na incolumidade das pessoas e no patrimônio, bem como no combate à criminalidade. Do total desses deslocamentos, cerca de 666,39 horas voadas foram registradas. Os helicópteros realizaram missões de monitoramento de pessoas e veículos suspeitos, resgates e apoio em operações policiais, bombeirísticas, de Defesa Civil e ações de patrulhamento.

Em uma das ações policiais integradas, quatro pessoas suspeitas de crimes em Tauá foram presas, em setembro de 2024. A operação foi coordenada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e contou com o apoio de uma aeronave da Ciopaer. Na ocasião, foram apreendidas três armas de fogo – uma pistola e dois revólveres – além de cerca de 100 munições.

Além de atender ações policiais no Ceará e em outros estados, a Ciopaer também se destaca pelo treinamento de seus servidores. Em dezembro do ano ado, um operador aerotático da Ciopaer/SSPDS foi o único cearense a concluir uma prova de triathlon e conquistar uma medalha. A competição ocorreu na Patagônia, no Chile.

Transporte Aeromédico

No que diz respeito às missões humanitárias, a Coordenadoria também teve um desempenho de destaque em 2024. Ao longo dos doze meses do ano ado, 153 voos foram realizados para atender ocorrências de remoções aeromédicas hospitalares, além de resgates aéreos, automobilísticos e de afogamentos. No total, 245 horas voadas foram registradas pelas aeronaves que cruzaram os céus do Ceará.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Helicóptero Black Hawk do Afeganistão

Peru recebe três helicópteros Black Hawk dos EUA; um veio do...

0
A Polícia Nacional do Peru (PNP) recebeu três helicópteros Black Hawk doados pelo governo americano, e um veio do Afeganistão.