window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Com aeronave AH-11B, Esquadrão de Esclarecimento e Ataque da Marinha do Brasil participou de operação na África do Sul

Imagem: Divulgação – ComForAerNav

O Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil (ComForAerNav) informou ontem, 24 de novembro, que o 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (EsqdHA-1) participou, entre os dias 7 e 18 de outubro, da comissão IBSAMAR VIII, embarcado na Fragata “Defensora” (F-41). A operação reuniu as Marinhas do Brasil, Índia e África do Sul, visando aprimorar a cooperação em defesa marítima.

Após os eventos de coordenação e planejamento entre as três Marinhas, que ocorreram em Simon’s Town, África do Sul, os Navios suspenderam para a Fase de Mar, onde foram realizados exercícios combinados entre os Navios, destacando-se manobras táticas, infiltração de elementos de Operações Especiais das Marinhas brasileira e indiana e trânsito sobre múltiplas ameaças, entre outras atividades.

A aeronave AH-11B “Super Lynx” do EsqdHA-1 desempenhou importante papel nos exercícios, evidenciando a importância do vetor aéreo nas operações de superfície, ressalta o ComForAerNav.

A operação IBSAMAR VIII destaca-se como uma relevante iniciativa de defesa marítima, essencial para o fortalecimento das capacidades navais e a interoperabilidade entre as Marinhas participantes.

Ademais, a presença do Brasil nessa operação não apenas reforça a parceria com esses países, mas também contribui para a segurança no Atlântico Sul, promovendo o fortalecimento da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS).

Informações do ComForAerNav

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.atualizarondonia.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias