
O Aeroporto Hugo Cantergiani, localizado em Caxias do Sul (RS), alcançou um marco importante ao receber seu primeiro voo internacional na segunda-feira, 22 de julho. A aeronave, fretada especialmente para a ocasião, trouxe a delegação do Rosário Central para enfrentar o Internacional na Copa Sul-Americana. O voo pousou em Caxias do Sul por volta das 18h45, proveniente de Rosário, na Argentina.
A operação foi possibilitada após a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que permitiu o aeroporto de operar voos internacionais até 31 de dezembro, visando facilitar a logística das competições esportivas, especialmente devido ao fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, desde maio, por causa da grande enchente.
Para viabilizar os voos internacionais, o aeroporto precisou garantir a presença de serviços essenciais, como a alfândega da Receita Federal, a Polícia Federal para controle de fronteiras, agentes da Anvisa para a saúde pública e a vigilância agropecuária (Vigiagro). Para a chegada da delegação do Rosário Central, os agentes de todos esses órgãos estiveram presentes, assegurando que todos os protocolos e procedimentos estavam em conformidade.
A realização deste voo marca um avanço significativo para o Aeroporto Hugo Cantergiani, que agora pode se posicionar como um ponto de entrada importante para voos internacionais.
Operated by an Embraer 190AR aircraft (LV-FPS), the first direct international flight from abroad in the history of Hugo Cantergiani Airport (CXJ), Brazil, took place on Monday evening (22 July).
— FL360aero (@fl360aero) July 23, 2024
The chartered aircraft departed from Rosario, Argentina, landing at around 6:45 pm… pic.twitter.com/FEV19f5NFQ