
O Exército Brasileiro (EB) reporta que, entre os dias 23 a 26 de abril de 2025, o Brasil marcou presença da Feira Aeroespacial Mexicana (FAMEX), realizada na Base Aérea Militar nº 1, em Santa Lucía, nas proximidades do Aeroporto Internacional Felipe Ángeles, a cerca de 60 quilômetros da Cidade do México.
O Grupamento de Unidades Escola/9ª Brigada de Infantaria Motorizada (GUEs/9ª Bda Inf Mtz), representado pelo 1º Batalhão de Infantaria Mecanizado Escola (1º BI Mec (Es)), participou do evento, organizado pela Força Aérea Mexicana em parceria com a Secretaria de Defesa Nacional do México.
O “Espaço Brasil” foi coordenado pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) e contou com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), do Ministério da Defesa (MD) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Entre os destaques da participação brasileira estavam a viatura blindada de transporte de pessoal médio sobre rodas (VBTP-MR) Guarani e a aeronave Embraer KC-390, símbolos das capacidades operacionais das Forças Armadas do Brasil. O País oficializou sua presença no evento em março deste ano, com a entrega de uma carta do embaixador brasileiro ao comandante da Força Aérea Mexicana.

A cerimônia de abertura contou com a presença do Embaixador do Brasil no México, Nedilson Ricardo Jorge; do Comandante do Exército Mexicano, General de Divisão Celestino Ávila Astudillo; do General de Divisão R1 Ricardo Rodrigues Canhaci, Diretor-Presidente e CEO da CSA MRO, além da comitiva do Comandante do Grupamento de Engenheiros Felipe Ángeles.
No pavilhão brasileiro, visitantes puderam conferir de perto equipamentos de alta tecnologia desenvolvidos pela indústria de defesa brasileira.