
O maior exercício aéreo da América Latina recebeu uma ilustre visita do Ministro da Defesa da Suécia, que veio acompanhar os caças Gripen. Pål Jonson é o atual ministro sueco das Forças Armadas, e veio acompanhado de Jonas Wikman, Comandante da Força Aérea da Suécia e que também é piloto de caças Gripen em seu país.
Ambos vieram acompanhar de perto o desempenho do caça Gripen, que está sendo utilizado pela primeira vez no mundo em um exercício multinacional, e também dar apoio aos militares suecos que participam da CRUZEX 2024 em condições de observadores.
As autoridades suecas chegaram à Base Aérea de Natal na manhã de sábado, dia 09, a bordo de um Gulfstream G-IV da Força Aérea Sueca, que saiu de Estocolmo e fez escalas nas Ilhas Canárias antes de pousar no Rio Grande do Norte.
Também aconteceu um encontro com José Múcio, o Ministro da Defesa do Brasil. Neste encontro, inclusive e dentre outros temas, houve conversas sobre a situação atual dos Gripens na FAB, que estão com cronograma atrasado e em renegociação devido à falta de pagamento dentro dos prazos estabelecidos anteriormente.
Visiting the impressive CRUZEX 2024 excercise in Natal, Brazil. 2000 personell and 100 aircrafts from 16 countries participate. Looking forward to see the new Gripen E aircraft delivered to the Brazilian Airforce, in the air. Will also meet 🇧🇷 Minister of Defence José Múcio. pic.twitter.com/zDJthhOK9V
— Pål Jonson (@PlJonson) November 9, 2024