
Na tarde de sábado (21), uma das pistas do Aeroporto Interacional de Brasília (DF) se transformou em cenário de uma corrida de rua. Aproximadamente 3 mil atletas participaram da Flying Run Sunset 2024, uma competição esportiva apoiada pela Força Aérea Brasileira (FAB), com percursos de 7 km, 14 km e 21 km.
Cada largada foi marcada pela agem do imponente caça F-39 Gripen. Em sua 3ª edição, a corrida ofereceu aos participantes uma experiência única ao pôr do sol da capital federal.
O evento contou com a presença do Chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araújo; do Secretário de Economia, Finanças e istração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita; do Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar Jefferson Cesar Darolt; do Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, entre outros militares e civis.
O Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr destacou que a Força Aérea se preocupa em promover o incentivo à prática de atividades físicas e que a corrida encoraja e estimula essa ação. “Foi um evento incrível que presenciamos hoje, uma ótima oportunidade para a Força Aérea motivar todos a cuidarem da saúde e praticarem atividades físicas”, ressaltou o Oficial-General.
“É um evento muito importante, que congrega não só a FAB com a sociedade, mas como militar, como pessoa, terminar uma corrida dessa é muito bacana. E essa oportunidade de correr aqui numa pista de pouso tem tudo a ver, você consegue reunir tudo que há de bom: aviação, esporte e saúde”, disse o Major-Brigadeiro Malta, que participou do percurso de 7 km.
Diversas atrações enriqueceram o evento, incluindo os mascotes Fabinho e Dumonzinho, a exposição de aeronaves da Força Aérea e a apresentação da Orquestra Sinfônica da FAB.
O atleta de alto rendimento da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), Sargento Wellington Bezerra, conquistou o primeiro lugar no percurso de 21 km. “Estou muito feliz. São poucas as pessoas que têm essa oportunidade de correr em uma pista de decolagem de um dos maiores aeroportos do Brasil. Agradeço a Deus, à Força Aérea, por meio da CDA, pela oportunidade de nos trazer até aqui”, celebrou.
O atleta Gilberto Chrisostomo, funcionário do aeroporto, consagrou-se como o primeiro colocado no percurso de 14 km e se emocionou ao falar sobre a conquista. “É o terceiro ano que participo. Nos dois primeiros anos, bati na trave, ficando em segundo lugar, e neste ano era questão de honra. Foram muitas dificuldades, mas treinei muito e consegui, graças a Deus!”, comemorou.
Durante o evento, a operação do Aeroporto de Brasília seguiu normalmente. O terminal possui duas pistas, garantindo que pousos e decolagens ocorressem sem impacto para os ageiros.
Leia mais: