
Um Airbus A321 foi levado de volta ao pátio após uma falha seguida de rejeição de decolagem no último sábado, 28 de maio, no aeroporto de Fortaleza (CE).
Segundo reporta o The Aviation Herald, a aeronave envolvida no incidente foi a registrada sob a matrícula PT-MXA, operada pela Latam Brasil, que apresentou uma falha em um de seus motores durante a corrida de decolagem, levando os pilotos a rejeitarem a partida.
Dados das plataformas de rastreamento online mostram que o jato decolava por volta das 15h00, a partir da cabeceira 13, e havia atingido velocidade de pouco mais de 90 nós (166 km/h) quando foi iniciado o procedimento de rejeição.
Com o A321 ainda em velocidade relativamente baixa em relação à necessária para a saída do solo, os pilotos puderam desacelerá-lo e taxiá-lo para fora da pista já na primeira saída à direita disponível.

Os ageiros foram desembarcados e outro Airbus A321, de matrícula PT-XPG, partiu de Fortaleza após cerca de 6 horas, por volta das 21h10, para completar o voo LA-3864 com destino ao Rio de Janeiro-Galeão.
O avião que apresentou a falha de motor voltou a decolar na manhã do dia seguinte, 29 de maio, por volta das 08h30, com destino a Brasília, onde permaneceu até a noite da segunda-feira, 30, quando voou para Guarulhos.
Por fim, na terça-feira, 31, o jato foi levado de Guarulhos para o Centro de Manutenção da Latam em São Carlos (SP), mas não é possível afirmar se é relacionado ao problema de motor ou a uma manutenção programada.
O AEROIN solicitou mais informações da Latam sobre essa ocorrência e trará atualização após o posicionamento da companhia.
Atualização: em nota, a empresa aérea descreve o seguinte:
“A LATAM Airlines Brasil informa que a aeronave que faria o voo LA3864 (Fortaleza – Rio de Janeiro/Galeão) que decolaria às 14h20 deste sábado (28) interrompeu seu procedimento de decolagem ainda em solo, em completa segurança, e retornou para a posição de estacionamento para ar por uma manutenção corretiva. O voo foi reprogramado para o próprio sábado (28) às 21h05 e pousou no destino final à 0h04 de domingo (29).
A companhia ressalta que prestou assistência aos ageiros e reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam a garantir uma operação segura.“