window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Com foco no risco sanitário de aeronaves e aeroportos, Anvisa disponibiliza relatório de impacto

Terminal do Aeroporto de Congonhas – Imagem: Aena Brasil

A Anvisa informou que está disponível para consulta o Relatório de Análise de Impacto Regulatório (AIR) sobre o Controle Sanitário de Aeronaves e Aeroportos com Foco no Risco Sanitário.

O objetivo da AIR foi propor um novo modelo para o controle sanitário de companhias aéreas, as aeroportuárias, empresas instaladas e prestadoras de serviços em aeroportos, com foco no gerenciamento de risco.

O novo modelo foi desenvolvido após discussões entre os servidores responsáveis pela fiscalização desse segmento, consultas a órgãos de controle sanitário de outros países e reuniões com o setor regulado, incluindo as as aeroportuárias e companhias aéreas.

A principal mudança é a exigência de estabelecer sistemas de gestão da qualidade (SGQs) que permitam o monitoramento e a redução do risco sanitário em aeroportos e nas companhias aéreas.

A Anvisa acredita que esse novo modelo trará avanços no monitoramento dos prestadores de serviços e na qualidade dos serviços prestados, além de aprimorar a fiscalização sanitária, com exigências focadas no risco sanitário e requisitos de infraestrutura proporcionais ao risco do aeroporto.

Para ar o Relatório de AIR, consulte o link: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/regulamentacao/air/analises-de-impacto-regulatorio/2024.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias