
A SARPA, transportadora privada com sede em Medellín, no sul da Colômbia tem planos ambiciosos para o mercado internacional e solicitou ao Departamento de Transportes dos EUA (DOT) uma Licença de Transportadora Aérea Estrangeira (FA) e uma isenção para lançar frequências não programadas entre a Colômbia e os Estados Unidos.
Em seu pedido, a SARPA, que anteriormente se especializou em táxi aéreo, fretamento e evacuação médica para o mercado local, informou que planeja operar serviços para os EUA com dois jatos Embraer ERJ-145 e um Learjet 45, sem fornecer mais detalhes sobre destinos, potenciais clientes ou tipo de fretamento.
A companhia aéreas de propriedade da família Arbaláez obteve uma ampliação do seu Certificado de Operador Aéreo em 2021 para iniciar operações regularews. Com a aprovação das autoridades colombianas para operar para os Estados Unidos, a SARPA espera obter a licença e a isenção necessárias para dar início aos voos fretados.
Depois que a licença for concedida, a SARPA deverá enfrentar a prospecção e a aquisição de clientes, além de desenvolver rotas que atendam às necessidades de seus ageiros.