
Belas cenas gravadas no Aeroporto Estadual Bertram Luiz Leupolz, em Sorocaba, no interior de São Paulo, mostram o momento em que os pilotos do Airbus A319CJ presidencial realizaram uma rejeição de pouso a instantes do toque das rodas na pista.
Com o presidente Lula a bordo, portanto, identificado como “Força Aérea Um” na frequência de comunicação aeronáutica, o jato presidencial, de matrícula FAB 2101 e designação VC-1A na Força Aérea Brasileira (FAB), chegava para pouso pela cabeceira 01 do Aeroporto de Sorocaba quando houve a desistência pela continuidade do pouso.
O vídeo a seguir, comentado pelo comandante brasileiro Rafael Santos, mais conhecido como “Tiozão”, mostra as bonitas imagens do momento em que a aeronave volta a ganhar velocidade e altura após estar a poucos metros de chegar ao solo:
Como sempre explicado pelo AEROIN, arremetidas e rejeições de pouso são procedimentos padrão recorrentemente treinados pelos pilotos, para garantirem maior segurança aos voos. Como fica claro na gravação, o VC-1A foi desestabilizado pelo vento nos últimos segundos da aproximação, o que poderia tornar arriscado continuar até o pouso.
Segundo o Palácio do Planalto, ventos fortes de cauda, acima dos limites previstos, fizeram com que os pilotos optassem pelo procedimento, que é padrão e considerado seguro na aviação.
A istração do aeroporto de Sorocaba também informou que a aeronave Força Aérea 01, ao realizar aproximação para a pista 01, recebeu indicações de vento de cauda, iniciando o previsto e seguro Procedimento de Aproximação Perdida previsto na Carta Aeronáutica.
Diante disso, os pilotos optaram por uma nova aproximação. Na segunda tentativa, dessa vez pelo sentido contrário, na cabeceira 19, e com o jato estabilizado, o pouso foi completado normalmente:
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nossos perfis no Instagram e no Facebook, e nosso canal no WhatsApp.