window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Com mais de 409 mil requisições, sistema de solicitação de voo de drone no Brasil tem novo recorde em 2024

Imagem: kaiskynet, via Depositphotos

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informa que o Sistema de Solicitação de o de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARPAS) registrou novo recorde no número de solicitação de voo de drones no Brasil. Apenas em 2024, foram contabilizadas 409.437 requisições.

O Informativo Trimestral do SARPAS (out-dez/2024), divulgado pelo DECEA, registrou que, nos últimos três meses do ano, das 103.689 áreas requisitadas para voos, 71.526 foram aprovadas, 29.858 negadas e 2.129 canceladas, contatando-se uma taxa de aprovação de 69%.

Destaque também para a automatização do recurso no período: 92% das análises foram realizadas na modalidade automática, garantindo agilidade sem comprometer a segurança do espaço aéreo.

O Informativo SARPAS reúne os dados relacionados à performance do gerenciamento de aeronaves não tripuladas, tais como áreas solicitadas, aprovadas, negadas e canceladas; comparativo entre a análise de voos automática e manual; e a demanda de solicitação de áreas por jurisdições de cada órgão regional.

Desenvolvido pelo DECEA, o SARPAS viabiliza a solicitação de o ao espaço aéreo brasileiro para o uso de drones, contribuindo para voos seguros e dentro das normas.

O SARPAS pode ser ado clicando aqui.

Informações do DECEA

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.atualizarondonia.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Em mais um dia de desvios de voos, Aeroporto de Viracopos...

0
O "visitante" da vez foi o Boeing 777-300ER de matrícula F-GZNT, da companhia aérea Air , realizando o voo AFR-460.