window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Com Milei, compra de aviões Embraer E2 pela Aerolíneas Argentinas está suspensa

A chegada de Javier Milei ao poder na Argentina acabou atrapalhando a negociação de novos jatos Embraer com a companhia aérea estatal do país.

Durante sua conferência de apresentação dos resultados financeiros de 2024, feita nesta quinta (27), a fabricante brasileira confirmou ao portal Aviacionline que as negociações para a substituição da frota de E190-E1 operada atualmente pela Aerolíneas Argentinas pelos novos E195-E2 estão “suspensas” após a mudança de governo no país.

Após a mudança de istração, a operação entrou em um como de espera“, afirmou Francisco Gomes Neto, CEO da Embraer, em resposta à pergunta do Aviacionline. “Acreditamos que o E195-E2 é a melhor opção para substituir a frota de E190, mas o processo está suspenso. Estamos prontos para retomar as conversas assim que for possível“, completou.

O então CEO da Aerolíneas Argentinas, Pablo Ceriani, havia confirmado em fevereiro de 2023 que a companhia tinha a intenção de incorporar os Embraer E195-E2 como parte do seu plano de renovação da frota regional.

O processo de aquisição teve início em julho de 2023, com uma licitação aberta tanto para empresas de leasing quanto para o próprio fabricante das aeronaves, permitindo a apresentação de propostas por consórcios financeiros interessados em fornecer os aviões.

Na época, a companhia aérea expressou sua preferência por receber duas aeronaves em 2024, cinco em 2025 e as cinco restantes em 2026, mas se mostrou aberta a outros cronogramas de entrega conforme a disponibilidade dos fornecedores.

Em agosto do mesmo ano, uma delegação da Aerolíneas Argentinas, liderada por Ceriani, viajou a São Paulo para avançar nos detalhes da renovação da frota da Embraer, incluindo aspectos técnico-financeiros do acordo, que foi ratificado em uma apresentação realizada em outubro. Milei tomou posse dois meses depois, em dezembro de 2023, e desde então tem planejado a privatização da Aerolíneas Argentinas, buscando fazer mudanças bruscas nas estatais do país.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Helicóptero Black Hawk do Afeganistão

Peru recebe três helicópteros Black Hawk dos EUA; um veio do...

0
A Polícia Nacional do Peru (PNP) recebeu três helicópteros Black Hawk doados pelo governo americano, e um veio do Afeganistão.