37395y

A companhia aérea espanhola Air Europa informa que as previsões para o encerramento de 2024 apontam que ela está diante de mais um ano histórico, quando o faturamento da Air Europa Holdings e suas subsidiárias deve ultraar 2,9 bilhões de euros neste período, representando um crescimento de 6,3% em relação a 2023.
Além disso, a empresa espera que essa tendência de crescimento continue ao longo de 2025, sustentada por uma estratégia focada no aumento da capacidade e na ampliação da oferta.
A companhia afirma que os bons resultados refletem, mais uma vez, o sucesso do planejamento implementado nos últimos anos, o que permitiu alcançar excelentes números operacionais, tanto em assentos disponíveis quanto em ageiros transportados em mercados como Espanha, Europa, norte da África e América.
A sólida performance da companhia também foi reforçada pela recente ampliação de capital, que alcançou 81 milhões de euros. Apesar dos 65 milhões de euros subscritos pela Globalia, empresa-mãe da Air Europa, serem suficientes para garantir o fechamento do exercício, outros 16 milhões foram adicionados pelo IAG, que mantém 20% do capital.
Essa decisão do IAG reforça a confiança na gestão e otimismo com o futuro e a rentabilidade do projeto, que segue com planos de expansão a longo prazo e o cumprimento de todos os compromissos, ressalta a empresa aérea.
A Air Europa reporta que encerrará o ano transportando mais de 12 milhões de ageiros, um aumento de 4,4% em relação a 2023. Ela destaca, além do desempenho positivo nos mercados doméstico e europeu, o crescimento nas rotas de longa distância, que ultraarão 3,2 milhões de viajantes.
Os resultados também refletem o impacto positivo do novo hangar de manutenção da Globalia Mantenimiento no aeroporto de Madri-Barajas. Desde o início das operações no segundo trimestre do ano, ele melhorou significativamente a gestão e disponibilidade da frota, além de criar novas oportunidades de negócio, atendendo aeronaves de outras companhias.
“Apesar de 2023 ter sido um ano histórico, tudo indica que 2024 será ainda melhor. Melhoramos nossas métricas operacionais, tanto no número de ageiros quanto na taxa de ocupação, para atender a um mercado que, acreditamos, continuará crescendo. Permanecemos demonstrando que somos um ator essencial para a mobilidade no país e para conectar viajantes entre a Europa e a América”, afirma Jesús Nuño de la Rosa, CEO da Air Europa.
Expansão da frota da Air Europa
Em 2025, a Air Europa responderá à forte demanda do mercado ampliando sua oferta por meio do aumento da frota. Apesar dos desafios do setor, como a alta demanda e os prazos de entrega de novas aeronaves, a companhia explica que tem otimizado seus recursos para continuar oferecendo mais assentos com alta qualidade de serviço.
Já está prevista a incorporação de três novos Boeings 787 Dreamliner, aeronave de longo alcance. Além disso, a companhia receberá a primeira unidade do Boeing 737 MAX, que será utilizada em rotas de curta e média distância.
Ambos os modelos, os mais avançados e eficientes de suas categorias, reforçarão os objetivos de sustentabilidade ao reduzir o consumo de combustível e melhorar os índices de emissões por ageiro, garante a empresa espanhola.
A Air Europa também afirma que abrirá novas rotas, que se somarão às adicionadas em 2024, como Veneza e Santiago de los Caballeros, na República Dominicana. Além disso, continuará ampliando frequências na América, mercado estratégico para a companhia, graças à sua posição no hub do aeroporto de Madri-Barajas, conectando os dois lados do Atlântico.
O próximo ano trará diversos desafios para o setor, sendo o principal deles a descarbonização e a entrada em vigor, na União Europeia, da obrigatoriedade de 2% de combustível sustentável (SAF) em cada voo. A Air Europa, que já se antecipou a essa exigência por meio de acordos com Repsol e Cepsa para o fornecimento desse tipo de combustível em algumas rotas, segue implementando iniciativas para aumentar a eficiência operacional.
Informações da Air Europa