
Com a estreia dos aviões cargueiros Airbus A321P2F tendo ocorrido no meio de fevereiro nas operações da Azul Linhas Aéreas, a companhia acaba de dar adeus ao último dos dois Boeings 737-400F de sua frota.
Após o derradeiro voo comercial em 21 de fevereiro, entre Manaus (AM) e Campinas (SP), o jato de matrícula PR-AJZ decolou do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), ontem, 4 de março de 2025, às 08h20 da manhã, para deixar o Brasil, rumo à Europa.
O vídeo a seguir, captado e publicado pelo canal “Viracopos FullHD”, mostra o momento da última decolagem do avião cargueiro em Campinas, que incluiu um balanço de asas para dar um “tchau”:
Este Boeing 737-400F foi o primeiro, dos dois jatos desse modelo na frota, a chegar para a Azul Cargo Express, em agosto de 2018, seguido pelo PR-AJY em novembro de 2018. Fabricado em 1996, voou como avião de transporte de ageiros pela Asiana e pela Miami Air International, até ser retirado de operação em 2017 e ser convertido para o transporte de cargas.
Após deixar o Aeroporto de Viracopos na data de ontem, o jato voou até o Aeroporto Internacional de Recife (PE), onde pousou às 11h07, para reabastecimento. A decolagem seguinte ocorreu às 08h32 de hoje, 5 de março, marcando a última partida do PR-AJZ no Brasil.

Como o outro Boeing da Azul seguiu para ser armazenado no Aeroporto de Tarbes–Lourdes–Pyrénées, na França, com mais uma parada de reabastecimento na Ilha do Sal, espera-se que o PR-AJZ siga o mesmo percurso. Seus voos podem ser acompanhados em tempo real pelo AirNav Radar na tela a seguir, sempre que seu sinal estiver sendo captado por algum dos receptores da plataforma:
Além dos dois Airbus A321P2F, a Azul Cargo também utiliza jatos Embraer 195, com interior adaptado para transporte de cargas, e os porões dos voos de toda a sua malha de transporte de ageiros.
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nossos perfis no Instagram e no Facebook, e nosso canal no WhatsApp.