window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Comac intensifica esforços para conquistar aéreas internacionais como potenciais clientes do jato C919

A Commercial Aircraft Corporation of China Ltd. (Comac) está intensificando seus esforços para conquistar empresas aéreas internacionais como potenciais clientes para seu jato de corredor único C919.

Em uma estratégia descrita como uma “ofensiva charmosa”, a Comac tem se aproximado de transportadoras em países como Indonésia e Cazaquistão, segundo fontes familiarizadas com as negociações.

Salienta a Bloomberg que entre os alvos está a companhia aérea Garuda, onde os executivos da Comac já se encontraram com o novo CEO, Wamildan Tsani Panjaitan, enquanto esta busca adquirir cerca de 70 novas aeronaves em meio às já existentes negociações com Boeing e Airbus.

Além disso, a sólida relação econômica entre China e Indonésia, especialmente no setor de processamento de níquel, proporciona um terreno fértil para a expansão da Comac no mercado local.

Além disso, a Comac já engajou discussões com a SCAT Airlines do Cazaquistão e a Angkor Air do Camboja, além de buscar apoio do governo indonésio para assegurar um grande contrato.

Embora a presença internacional da Comac tenha se expandido recentemente com novos escritórios de vendas em Hong Kong e Cingapura, além de um escritório de atendimento ao cliente em Jacarta desde 2023, a empresa ainda enfrenta o desafio de estabelecer operações de manutenção e reparo fora da China continental.

Com Boeing e Airbus oferecendo e de peças sobressalentes em aeroportos globais, a Comac ainda precisa superar barreiras significativas, incluindo a certificação de segurança de seu C919 por reguladores fora da China, necessária para operações comerciais internacionais.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias