37395y

A companhia aérea Etihad Airways, de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, apresentou ontem seus resultados para o 1º trimestre de 2025, reportando um desempenho financeiro recorde e uma satisfação do cliente sem precedentes, com melhorias notáveis em receita, eficiência operacional e expansão da frota, baseando-se no impulso do ano ado.
O lucro após impostos alcançou AED 685 milhões (US$ 187 milhões), marcando um aumento de 30% ano a ano, impulsionado pela forte demanda de ageiros e eficiências operacionais. A receita total aumentou 15% em comparação com o primeiro trimestre de 2024, apoiada tanto pelo negócio de ageiros quanto de carga.

A Etihad afirma que continua liderando a região em crescimento de ageiros, transportando 5,0 milhões de clientes no primeiro trimestre de 2025 – um aumento de 16% em relação ao ano anterior – e mantendo um forte impulso no segundo trimestre. Com quase 20 milhões de ageiros transportados nos últimos 12 meses, a Etihad é a companhia aérea de crescimento mais rápido na região.
A satisfação do cliente atingiu um recorde histórico no primeiro trimestre de 2025, com pontuações melhorando 20% ano a ano. Houve ganhos em pontos-chave de contato, incluindo check-in, embarque, serviço de bordo, alimentos e bebidas, Wi-Fi e o site e aplicativo móvel atualizados. No trimestre também ocorreu o lançamento de novos menus de lounge e a bordo, juntamente com padrões de serviço aprimorados.
A frota continuou a se expandir para apoiar a experiência do cliente. Um A380 adicional voltou ao serviço durante o trimestre, oferecendo o luxo das classes “First Apartments” e “The Residence”. Em abril, a Etihad recebeu mais um A350-1000, com outro Boeing 787 Dreamliner chegando em breve. Essas novas aeronaves apresentam Wi-Fi de ultra-alta velocidade e sistemas de entretenimento a bordo atualizados.
A Etihad também avançou sua oferta , expandindo a Primeira Classe para mais rotas e preparando novos serviços em terra e a bordo para lançamento a partir de agosto.
Em abril, a companhia aérea introduziu sua nova cabine A321LR, tornando-se a primeira na região a oferecer Primeira Classe em uma aeronave de corredor único (narrowbody). A cabine apresenta suítes exclusivas de Primeira Classe e assentos Business que se transformam em camas, trazendo o conforto de um jato de corredor duplo (widebody) para rotas de médio curso.
A experiência mais ampla de Primeira Classe incluirá um novo serviço de concierge, transferências privadas de chofer, check-in dedicado, serviço de meet-and-assist, e opções de viagem sem bagagem em Abu Dhabi.
O brasileiro Antonoaldo Neves, CEO da Etihad Airways, disse:
“Estamos orgulhosos de apresentar um trimestre recorde – tanto em lucratividade quanto em satisfação dos clientes. Alcançar nosso maior lucro, de AED 685 milhões, no primeiro trimestre e nossas melhores pontuações de satisfação do cliente reflete a força do nosso negócio e a dedicação de nossa equipe.
Estamos executando uma estratégia clara: crescer de forma sustentável, operar eficientemente e nunca perder o foco em proporcionar experiências extraordinárias aos nossos clientes. Desde aprimoramentos contínuos em nossa oferta a bordo até serviços de aeroporto melhorados e a estreia de nosso A321LR com um produto de narrowbody líder de mercado, estamos elevando o padrão em cada parte da jornada.
Nossa rede continua a se expandir com 16 novas rotas anunciadas para 2025 e aeronaves adicionais se juntando à nossa frota. À medida que crescemos, permanecemos disciplinados e focados em qualidade, eficiência e criação de valor para nossos clientes e partes interessadas.”
A receita do transporte de ageiros cresceu 16%, alcançando AED 5,5 bilhões (US$ 1,5 bilhão), impulsionada pelo aumento da capacidade, expansão contínua da rede e aumento das frequências de voo.
O crescimento do número de ageiros foi impulsionado por um aumento de 14% ano a ano em número de assentos disponibilizados vezes quilômetros voados (ASK) e uma taxa de ocupação de 87% (+1% ano a ano).
A expansão da frota acelerou, com 98 aeronaves em operação até o final do trimestre, incluindo a reintrodução do sexto A380 da Etihad e a entrega da A350-1000 adicional.
A Etihad operou 80 destinos em março de 2025, com 16 novas rotas sendo lançadas este ano para apoiar o crescimento contínuo e ampliar o o a mercados globais chave.
O rendimento melhorado no transporte de carga levou ao crescimento da receita de carga de 8% ano a ano, apesar de uma redução de 4% no volume transportado.
Informações da Etihad Airways