
A norte-americana Joby Aviation, empresa que desenvolve veículos aéreos elétricos para serviço comercial de ageiros, anunciou o início da construção do primeiro vertiporto em sua rede planejada de táxis aéreos em Dubai.
Construction has begun on the first vertiport in our planned Dubai air taxi network!
— Joby Aviation (@jobyaviation) November 12, 2024
Situated at Dubai International Airport (DXB), the vertiport is designed for exceptional enger experience and high throughput to deliver convenient and seamless travel between key… pic.twitter.com/ESA6u2ZP1B
Localizado no Aeroporto Internacional de Dubai (DXB), o vertiporto está sendo construído pelos parceiros da Joby, a Emirates Authority for Standardization and Metrology (RTA), de Dubai, e a Skyports.
O início daconstrução foi celebrado em uma cerimônia assistida por Sua Alteza Sheikh Hamdan bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Príncipe Herdeiro de Dubai; Sua Alteza Sheikh Ahmed bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Segundo Vice-Governante de Dubai; Sua Excelência Mattar Al Tayer, Diretor Geral da RTA; JoeBen Bevirt, Fundador e CEO da Joby, bem como representantes da RTA de Dubai e Skyports.
O vertiporto do DXB é um dos quatro locais iniciais que formarão a rede de vertiportos da Joby para o serviço de táxi aéreo que a empresa planeja lançar no Emirado já no final de 2025, com outros três vertiportos planejados para desenvolvimento em Palm Jumeirah, Dubai Downtown e Dubai Marina.
O serviço planejado da Joby foi anunciado como parte de um acordo definitivo assinado por Joby, RTA e Skyports em fevereiro de 2024, que incluiu o exclusivo para a Joby ao mercado de táxis aéreos de Dubai por seis anos.
“Nosso serviço de táxi aéreo em Dubai oferecerá aos turistas e residentes a oportunidade de experimentar uma revolucionária experiência de viagem, com movimentação mais rápida entre destinos-chave e vistas deslumbrantes do horizonte da cidade”, comentou Bevirt.
“Com o início da construção da nossa rede de táxis aéreos, nossa visão compartilhada para o serviço de táxi aéreo elétrico em Dubai está se concretizando. Sou grato a Sua Alteza Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum e ao governo de Dubai por seu apoio e compromisso com a inovação”, completou o CEO da Joby.
O vertiporto foi projetado para ser integrado à rede de transporte multimodal de Dubai, proporcionando conectividade perfeita com a Estação Emirates 2 do Metrô de Dubai, o Aeroporto DXB, a infraestrutura de estacionamento e outras opções de transporte terrestre.
Projetada para proporcionar uma experiência excepcional ao ageiro e alta capacidade de fluxo, a instalação de três andares e 3.100 metros quadrados foi pensada para demonstrar uma visão futura para o transporte aéreo focada na conveniência e movimentações de ageiros sem interrupções.
A instalação está planejada para incluir duas áreas de decolagem e pouso, cada uma equipada com o Sistema Global de Carregamento de Aviação Elétrica (GEACS), projetado pela Joby para apoiar o rápido carregamento e condicionamento dos veículos entre os voos.
A Joby anunciou recentemente que deu o primeiro o para se tornar uma operadora certificada de táxi aéreo nos Emirados Árabes Unidos. Como parte do processo para obter um Certificado de Operador Aéreo da Autoridade Geral de Aviação Civil dos Emirados Árabes, a Joby demonstrará a prontidão de suas aeronaves, bem como seus programas de treinamento, manutenção, operações e segurança para transporte aéreo comercial.
O táxi aéreo elétrico da Joby está projetado para transportar um piloto e quatro ageiros a velocidades de até 200 mph (322 km/h), oferecendo mobilidade de alta velocidade com uma fração do ruído produzido por helicópteros e zero emissões operacionais.
Informações da Joby Aviation