
Começou ontem, 18 de maio, em Cancún, no México, e continuará até amanhã, 20, a Conferência ALTA CCMA & MRO 2025, reafirmando seu papel como o principal ponto de encontro para a cadeia de suprimentos de manutenção de aeronaves na América Latina e no Caribe.
Realizado anualmente pela Associação Latino Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), o evento reúne em torno de 600 executivos do setor busca por soluções práticas e sustentáveis para os desafios da manutenção aeronáutica — um setor impactado pela maior utilização das frotas, que eleva os custos de manutenção, pelo aumento no preço de peças e serviços, pela escassez de aeronaves novas e pela falta de mão de obra qualificada.
A abertura das sessões acadêmicas foi liderada pelo CEO da ALTA, Peter Cerdá, que destacou o forte crescimento da indústria da aviação na região – com 470 milhões de ageiros transportados em 2024 e 4,4 milhões a mais apenas no primeiro trimestre de 2025.
Ele chamou a atenção para os desafios que já pressionam o setor, além das restrições tarifárias e comerciais, como escassez de aeronaves, gargalos na cadeia de suprimentos e capacidade limitada de MRO. Cerdá destacou que a chave está na colaboração entre todas as partes da cadeia – companhias aéreas, fornecedores, MROs, reguladores e governos – para transformar crescimento em desenvolvimento real e sustentável.
A agenda do primeiro dia da conferência proporcionou insights técnicos e estratégicos adaptados aos desafios atuais da indústria. À tarde, o foco mudou para o fortalecimento das relações entre companhias aéreas e fornecedores, com reuniões privadas e mais de 2.000 mini reuniões – uma dinâmica intensa de networking que impulsiona oportunidades de negócios concretas.

A conferência continua a ser uma plataforma estratégica para gerar conexões, impulsionar soluções e promover o crescimento sustentável em toda a indústria de aviação regional.
Informações da ALTA