window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Comissão de Infraestrutura do Senado avalia PL que permite voo doméstico por companhia aérea estrangeira

A Comissão de Infraestrutura (CI) pode votar na terça-feira (14) um Projeto de Lei (PL) que ite que serviços aéreos de transporte doméstico sejam feitos por empresas estrangeiras (PL 4.715/2023). A reunião, marcada para as 9h, tem 25 itens na pauta.

O projeto foi proposto pelo senador Sérgio Petecão (PSD-AC) e recebeu relatório favorável do senador Jaime Bagattoli (PL-RO). Pela regra atual, apenas empresas constituídas sob as leis brasileiras, com sede e istração no país, podem operar voos domésticos. O PL 4.715/2023 permite que companhias estrangeiras autorizadas pelo Poder Executivo atuem em rotas específicas, no caso de utilidade pública ou interesse nacional.

A CI pode votar ainda o PL 1.051/2020, que obriga a elaboração de lista de ageiros e itinerário de embarcações. De acordo com o texto, o comandante que navega em águas sob jurisdição nacional deve elaborar e manter lista de ageiros e itinerário completo.

Os dados devem ser apresentados obrigatoriamente às autoridades responsáveis pela fiscalização. A proposição, do senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), recebeu voto favorável do senador Jayme Campos (União-MT).

Informações da Agência Senado

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias