
A companhia aérea escandinava SAS uniu-se às recentes mudanças europeias em suas diretrizes de uniforme, permitindo que seus comissários de bordo e funcionários com atendimento ao público possuam tatuagens visíveis e usem tênis enquanto trabalham.
O anúncio, feito no dia 1º de julho de 2024, apresenta a iniciativa como parte de seu compromisso em criar um ambiente “moderno, inclusivo e acolhedor para todos”.
“Ao abraçar mais a individualidade e o conforto entre nossa equipe, pretendemos melhorar a experiência geral e garantir que todos se sintam valorizados e bem-vindos”, declarou a companhia aérea em uma atualização nas redes sociais.
Starting today, our team can proudly display their tattoos and wear sneakers while in uniform! This change is a part of our commitment to a modern, inclusive, and welcoming environment. 🧑✈️ #flysas pic.twitter.com/eGvTAJ9Lsm
— SAS – Scandinavian Airlines (@SAS) July 1, 2024
Por muitas décadas, os comissários de bordo tiveram que aderir a um rigoroso código de vestimenta e política de aparência, incluindo restrições a tatuagens. No entanto, companhias aéreas ao redor do mundo, particularmente as dos Estados Unidos e da Europa, estão gradualmente introduzindo políticas mais flexíveis e relaxadas para acolher a individualidade entre os funcionários.
Enquanto as companhias aéreas europeias e americanas têm flexibilizado seus códigos de vestimenta ao longo dos anos, as empresas da Ásia e do Oriente Médio continuam a aderir aos rigorosos padrões de aparência para sua tripulação de cabine.
Em novembro de 2022, a Air India emitia novas diretrizes de cuidados pessoais para seus comissários de bordo, proibindo linhas de calvície, carecas e cabelos grisalhos para a tripulação masculina e feminina.