window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Comitês técnicos da Conaero discutem facilitação e modernização da carga aérea em reuniões da SAC

Imagem: Aena Brasil

A Secretaria Nacional de Aviação Civil sediou as primeiras reuniões do ano dos comitês técnicos que integram a Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero). O encontro foi realizado no salão nobre do edifício-sede do Ministério de Portos e Aeroportos, na última terça-feira (19), sob a coordenação da Diretoria de Investimentos da SAC.

Na primeira etapa da reunião, foram debatidos temas referentes ao Comitê Técnico de Facilitação (CTFAL), como o transporte aéreo de animais, operações especiais (BRICS e COP30), desempenho operacional dos aeroportos e ibilidade.

No segundo momento, o Comitê Técnico de Carga Aérea (CTCARGA) abordou a modernização do processo de cargas, a infraestrutura para carga aérea e a harmonização e simplificação dos procedimentos para carga aérea doméstica.

Para a diretora de Investimentos da SAC, Luiza Deusdará, as reuniões são uma oportunidade de ajustar ações e coletar propostas. “É importante manter esse diálogo com os membros do comitê para que tenhamos uma atuação cada vez mais efetiva e integrada na operação dos aeroportos. Os dois comitês sempre contribuem para o aperfeiçoamento da gestão”, comentou.

Durante as reuniões, foi apresentado o Plano de Trabalho para o biênio 2025/2026, abrangendo as principais demandas do setor para análise e encaminhamentos ao longo do período.

Além da equipe da SAC, as reuniões dos dois comitês técnicos contaram com a participação de representantes do setor aéreo, como a ABR, ABEAR, IATA, companhias aéreas, concessionárias de aeroportos e órgãos públicos, reforçando o compromisso com o diálogo e a cooperação entre os setores público e privado para o desenvolvimento da aviação civil no Brasil.

Informações do MPor

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Helibras entrega as duas primeiras aeronaves do programa TH-X para a...

0
O processo de recebimento da 1ª aeronave H125 “Esquilo B3e” foi iniciado no mês de abril, pelo 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução.