
O Reino Unido imporá seu “maior conjunto de sanções econômicas de todos os tempos” à Rússia. É assim que o jornal britânico The Guardian relata, na tarde desta quinta-feira (24), o pacote de embargos colocados pelo grupo de países. Dentre os sancionados estão oligarcas russos e empresas de vários setores, incluindo o aeroespacial. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro Boris Johnson à imprensa.
Com a medida, o Reino Unido quer restringir o fluxo de capitais russo e congelar contas de empresas envolvidas com armamentos. Ao todo foram 10 medidas anunciadas, que englobam a Rostec, empresa aeroespacial e de defesa, que terá bloqueios de financiamento, e a Aeroflot, que estará impedida de voar para destinos no Reino Unido.
As sanções incluem o congelamento de ativos dos principais bancos russos, bloqueio do uso da rede mundial SWIFT para remessas de dinheiro ao Reino Unido, mais de cem pessoas sancionadas nominalmente, suspensão imediata de licenças de exportação de itens que podem ter uso militar, suspensão da exportação de produtos de alta tecnologia ou da indústria de óleo e gás, entre outras.