window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Companhia aérea se destaca ao oferecer produtos menstruais gratuitos em todos os seus Airbus A320

Airbus A320neo da Marabu – Imagem: MarcelX42, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Produtos menstruais são uma necessidade básica para cerca de metade da população mundial. Ainda assim, durante muito tempo, itens como absorventes e tampões eram raramente encontrados em espaços públicos. Essa realidade vem mudando aos poucos: hoje, algumas escolas, bibliotecas e instituições públicas já disponibilizam esses produtos gratuitamente. O mesmo tem acontecido em restaurantes e banheiros de empresas.

Agora, a companhia aérea Marabu, subsidiária da alemã Condor, com sede na Estônia, dá um o inédito: tornou-se a primeira do mundo a oferecer produtos menstruais gratuitos a bordo de suas aeronaves. Toda a frota foi equipada com dispensadores específicos.

Nossa intenção era promover mais igualdade e quebrar o tabu em torno da higiene feminina”, afirma Diana Strauss, gerente de experiência do cliente da Marabu, em entrevista ao site aeroTELEGRAPH.

Strauss explica que muitas mulheres, ao se verem sem um tampão ou absorvente, não sabem a quem recorrer. Embora as tripulações geralmente tenham esses itens disponíveis, é necessário pedir diretamente à comissária de bordo. “Queríamos reduzir ao máximo essa barreira”, diz.

A Marabu firmou parceria com a The Female Company, startup berlinense fundada em 2018 e especializada em produtos menstruais sustentáveis, como bio-tampões e calcinhas absorventes reutilizáveis. Um dos objetivos centrais da empresa é desmistificar o tema da menstruação e promover o diálogo aberto sobre o assunto.

Instalar os dispensadores nos lavatórios das aeronaves, no entanto, não foi simples. Strauss conta que o modelo oferecido pela The Female Company era muito grande para os banheiros dos aviões. A solução foi contratar uma empresa austríaca para desenvolver uma versão menor e adaptada. O projeto funcionou bem, os equipamentos foram certificados e, em seguida, instalados.

Os dispensadores personalizados já estão disponíveis em todos os lavatórios da Marabu. No entanto, alguns dos oito Airbus A320neo da frota, equipados com a cabine Space-Flex v2, não comportam os dispensadores, pois os lavatórios traseiros são muito pequenos. “Nesses casos, usamos as superfícies de apoio já existentes”, explica Strauss.

A ideia inicial era instalar os dispensadores apenas nos lavatórios da frente da aeronave, geralmente usados por ageiros da classe executiva. Mas a equipe percebeu que isso poderia ar uma mensagem equivocada. “Decidimos então colocá-los em todos os banheiros”, diz Strauss.

Segundo ela, a receptividade tem sido excelente. “Estamos recebendo muitos comentários positivos”, comemora. A iniciativa da Marabu também despertou o interesse de outras companhias aéreas, especialmente de empresas escandinavas, que demonstraram abertura ao tema.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias