
Dois ageiros do voo VB-4169 da companhia low-cost mexicana Viva Aerobus, que partiu do Aeroporto Internacional General Heriberto Jara, em Veracruz, com destino ao Aeroporto Internacional Mariano Escobedo, em Monterrey, ambos no México, denunciaram via Twitter que a empresa aérea perdeu o seu cãozinho Max, no último domingo, dia 02 de janeiro.
Em fotos publicadas na rede social por Ignacio, dono do cachorrinho, é possível ver os lacres do kennel (caixa transportadora) violados e sem o animal dentro. Na legenda, o ageiro afirma que, ao entrar no avião, funcionários da companhia alegaram que Max estava perdido.
Também via Twitter, Ana, a outra dona do cachorro, afirmou que a Viva entregou o kennel violado para ela sem o animal, como você poderá ver nas seguintes imagens, e que a companhia não assumiu nenhuma responsabilidade.
@VivaAerobus @ASURMexico @PROFEPA_Mx @lopezdoriga HOY 02 de ENERO EN EL VUELO VB4169 DE VERACRUZ A MONTERREY A LAS 22:45 DE VIVAAEROBUS DEJE A MI MASCOTA (MAX) EN EL MOSTRADOR DE VIVAAEROBUS, SUBIENDO AL AVION DIJERON QUE SE PERDIO, ROMPIERON LOS SELLOS DE SEGURIDAD Y LO ROBARON, pic.twitter.com/17oaizLhtg
— Ignacio Massieu (@imassieu) January 3, 2022
Após a repercussão dos tweets, a comunidade da rede se solidarizou com o caso e levantou a #VivaDevuelveAMax (em português, Viva devolva o Max), o que causou um impacto ainda maior na comunidade, levando o caso para a imprensa mexicana, pressionando ainda mais a aérea.
Em nota, a Viva Aerobus afirmou que após intensas buscas no Aeroporto de Veracruz o cãozinho foi encontrado são e salvo e já está com sua família, e que, após uma verificação no sistema das câmeras de segurança, foi constatado que Max conseguiu escapar de sua caixa transportadora antes do embarque.
Gracias Infinitas a todos por su apoyo 🙏🏻🙏🏻🙏🏻 sin su ayuda no se hubiera podido! Gracias al ruido en redes el personal de @VivaAerobus y el @AeropuertoDeMTY nos ayudaron a encontrar a MAX ! Gracias gracias gracias tuiteros!! @imassieu ❤️🙏🏻 pic.twitter.com/UbFQj2zQcR
— Ana Pat Arteaga (@anapatam_mx) January 4, 2022
Caso Pandora no Brasil
Como informado anteriormente pelo AEROIN, um caso semelhante ocorreu no Brasil, porém, sem o final feliz da história acima. A cachorra Pandora desapareceu na manhã do dia 15 de dezembro, após chegar em Guarulhos num voo da Gol Linhas Aéreas que partiu do Recife.
Reinaldo Junior, dono da cadela, diz que foi informado sobre o ocorrido apenas 15 minutos antes de embarcar para a continuidade de sua viagem, no voo com destino final a Navegantes.
As especulações, baseadas nas imagens de câmeras de segurança do aeroporto, recém-veiculadas nas redes sociais e também em matéria do AEROIN, são de que a cachorra saiu pelo Terminal de Cargas e fugiu pela Rodovia Hélio Smidt, que beira o aeroporto, porém, há relatos de que ela teria sido vista ainda nas imediações do terminal nos últimos dias.